Professores do campus Oiapoque irão representar a universidade em evento internacional

Os docentes do Colegiado de Letras do campus binacional do Oiapoque, prof.

Msc.

Anderson Monteiro Andrade e profª.

Msc.

Geiza da Silva Gimenes, irão apresentar dois trabalhos científicos no V Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (Simelp), que ocorrerá de 8 a 11 de outubro, na cidade de Lecce, Itália.

O trabalho da profª.

Msc.

Geiza Gimenes, “Kumenê: produção de sentidos sobre o sujeito indígena”, analisa como o indígena é representado pela mídia, a partir da análise de duas matérias sobre a entrega da embarcação “Comunidade Kumenê” a indígenas do município de Oiapoque, ocorrida em agosto de 2014.

“A prática jornalística configura um lugar de representações culturais na constituição e movimentação de novos sujeitos sociais.

Tomando como seu símbolo maior a “notícia”, exercita seu poder no contexto social e determina não apenas o que deve pensar a sociedade, mas como deve pensar, ressignificando, dessa forma, o indígena”, conclui o artigo.

Já o artigo do prof.

Msc.

Anderson Andrade, intitulado “Descrição e análise do adverbial modalizador realmente no uso do português brasileiro: da função epistêmica ao potencial discursivo”, aborda como a palavra “realmente” pode expressar várias funções no seu uso corriqueiro, em textos orais e escritos.

“Encontramos (.

.

) ocorrências do realmente a partir de uso mais factual para usos mais subjetivos”, explica o docente.

As pesquisas dos professores se inscrevem nos estudos e aplicações linguísticas atuais.

O artigo da profª.

Msc.

Geiza Gimenes é fruto de pesquisa desenvolvida dentro do grupo de pesquisa “Discurso, identidades e fronteiras”, que reúne pesquisadores do campus binacional, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

O prof.

Msc.

Anderson Andrade desenvolve sua pesquisa dentro do grupo de estudo “Discurso e gramática”.

SIMELP – O Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa congrega estudiosos da língua portuguesa de todo o mundo em simpósios constituídos como espaços de discussão nas áreas da língua, da linguística, da literatura, da tradução e da cultura, criando um ambiente propício para trocas entre pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes áreas que têm a língua portuguesa como objeto de interesse.

A quinta edição do evento, sob responsabilidade da Università del Salento, ocorrerá entre os dias 08 e 11 de outubro deste ano, na cidade de Lecce, na Itália.

Mais informações no site do evento: http://simelp.it/.