Produção jornalística digital em países da Amazônia é tema de estudo pós-doutoral

Docente do curso de Jornalismo coordena a pesquisa, iniciada em abril na Colômbia.

Os pesquisadores Paulo Giraldi (Universidade Federal do Amapá/UNIFAP) e Ana Flávia Marques (ECA-USP), que integram o Centro de Pesquisa Comunicação e Trabalho (CPCT), da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), estão desde o começo de abril na Colômbia.

Eles participam do estudo “O trabalho do jornalista na Amazônia internacional: estudo da comunicação em arranjos alternativos para o desenvolvimento regional e ambiental”.

A investigação, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da chamada de apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação: bolsas no exterior, registrada sob o nº 26/2021, será realizada até setembro junto à Faculdade de Comunicação e Linguagens da Pontificia Universidad Javeriana, em Bogotá.

O objetivo é analisar as condições da produção jornalística e as relações de comunicação em arranjos alternativos, a partir de iniciativas de jornalismo digital criadas na região da Amazônia internacional.

A investigação busca compreender as mudanças, que surgem como reflexo dos avanços da tecnologia, plataformização e transformação na rotina e organização do trabalho de jornalistas na América Latina, com foco em nove países: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

A coordenação da pesquisa é de Paulo Giraldi, pós-doutorando na ECA-USP e docente da UNIFAP, instituição executadora do projeto. A supervisão geral está a cargo de Roseli Fígaro, coordenadora do CPCT. Além da doutoranda Ana Flávia Marques, a iniciativa tem outra bolsista de doutorado sanduíche: a mestra Ana Paula Miranda, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

No exterior, o projeto é supervisionado por Juan Ramos Martín, docente da Pontificia Universidad Javeriana e diretor do Programa de Doutorado em Comunicação, Linguagens e Informação. Há ainda mediação do coordenador da Cátedra UNESCO de Comunicação na Colômbia, Jose Miguel Pereira, que também é professor na mesma instituição.

“A pesquisa sobre o trabalho do jornalista em arranjos econômicos alternativos na região da Amazônia internacional conta com uma base sólida de investigações que o CPCT vem realizando nos últimos anos e vai trazer aspectos novos sobre a realidade e as relações de comunicação no contexto amazônico. Além disso, vamos fortalecer a cooperação com a Pontificia Universidad Javeriana, importante instituição na América Latina“, afirma Roseli Fígaro.

Um dos resultados esperados é que o mapeamento dos arranjos alternativos de comunicação digital, identificando os perfis dessas inciativas no contexto da Pan-Amazônia, contribua para a criação do Observatório de Jornalismo na Amazônia (OJA).

Texto e fotos: CPCT/ECA-USP

Link para a matéria original: http://www2.eca.usp.br/comunicacaoetrabalho/pesquisadores-do-cpct-iniciam-estudos-na-colombia/.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: