Campus de Santana passa a integrar a rede metropolitana de fibra ótica

Trabalho de expansão da rede iniciou no mês de fevereiro deste ano.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Comitê da Rede Metro viabilizaram a ampliação da Rede Metropolitana de Macapá, a Metroap, em 20 quilômetros de extensão.

O trabalho de expansão da rede iniciou no mês de fevereiro deste ano, visando atender a radial sul da rede, que contemplava a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Amapá (Embrapa) e o campus Bioparque do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

A fase atual da expansão permitiu a inclusão das instituições presentes no município de Santana, sendo os campi Santana, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap).

O presidente do Comitê Gestor da Metroap, José Alípio Júnior, informou que ainda neste semestre será concluído a expansão da rede. “A expansão representa um grande avanço para as instituições de ensino, pesquisa e extensão hoje estabelecidas em Santana. Um esforço conjunto, de longa data, possibilitando um aumento de 900% na capacidade de tráfego de Internet dessas instituições, melhorando a disponibilidade para as instituições usuárias atuais e futuras”, afirmou.

José Alipio Júnior também informou que a rede metropolitana ainda está em fase de expansão e que neste semestre serão concluídos mais 20 km de infraestrutura para que a rede tenha redundância em todos os clientes que usam a capacidade de tráfego.

Texto e foto: Divulgação/NTI

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/