Primeira turma de Medicina do Amapá cola grau

Vinte e quatro médicos generalistas colaram grau após seis anos da implantação do curso de Medicina na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

A outorga ocorreu no Teatro das Bacabeiras, na noite de quinta-feira, 17.

Os 24 formandos são considerados médicos generalistas e agora vão em busca de uma especialização, a chamada residência médica.

Na graduação, foram quatro anos dedicados às disciplinas teóricas e práticas e dois anos no regime de internato em hospitais públicos estaduais, o que equivale ao estágio supervisionado do curso.

A formação dos primeiros médicos no Amapá dará início ao processo de fixação de alguns desses profissionais no estado.

O estudo ‘Demografia Médica no Brasil’, produzido em 2013 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), apontou que o Amapá tem 0,95 médico para cada mil habitantes, à frente apenas do Pará, com 0, 84 e Maranhão com 0,71.

A média brasileira é de 1,8 médico para cada grupo de mil habitantes.

A vice-reitora da Unifap, professora Adelma Nunes Barros, espera que boa parte dos formandos atue na assistência à saúde local.

Além da política nacional por meio do Programa “Mais Médicos” do Governo Federal, a vice-reitora citou que a implantação do Hospital Universitário da instituição, com obras previstas para iniciarem em 2016, será outro atrativo que pode colaborar para a fixação desses profissionais.

“Nós temos a expectativa de que esses novos médicos não saiam do estado e passem a atuar nos atendimentos de média e alta complexidade previstos no Hospital Universitário.

Além disso, ampliamos nossa política de residência médica com mais especialidades”, informou Adelma Barros.

Para o vice-governador do estado do Amapá e médico cardiologista, João Bosco Papaléo Paes, é vital a formação de médicos no âmbito local para atender às necessidades do Amapá.

“A continuidade desse curso fará que, em um determinado momento, nós tenhamos o que almejamos: médicos mais profissionais radicados aqui.

É emocionante, gratificante e satisfatório presenciar um momento de extrema importância para o estado do Amapá: a formatura da primeira turma de Medicina pela Universidade Federal do Amapá”, disse o vice-governador.

A formação obtida ao longo dos anos foi considerada sólida e qualificada pelo médico amapaense recém-formado, Leonardo Coutinho.

“Nossos professores são aperfeiçoados na formação e prática médica.

Os conhecimentos obtidos irão garantir que possamos prestar um bom serviço à população.

Foram anos de muita dedicação e estudos”, informou.

O próximo passo será pleitear qualificação em residência médica local ou fora do estado.

“Uma vez concluída a residência, o intuito é colaborar para o desenvolvimento do Amapá no âmbito da saúde”, assegurou Leonardo Coutinho.

HomenagemA cerimônia também foi marcada pela homenagem da turma de novos médicos ao professor José Carlos Tavares.

O professor Tavares estava à frente da Universidade na oportunidade em que tiveram início os primeiros debates sobre a viabilidade, ou não, da implantação do curso de Medicina no Amapá.

Tavares lembrou que foram muitas as viagens e debates acerca do tema.

O assunto foi levado pelo então reitor Tavares aos conselhos nacional, estadual e municipal de saúde, além de audiências públicas na Assembleia Legislativa para discutir com a população.

Segundo o professor, todos os ritos foram rigorosamente cumpridos.

“Não foi fácil estabelecermos as condições do curso de Medicina.

Assim como existiam muitas pessoas favoráveis, também encontramos obstáculos.

Nós superamos todas as barreiras.

A luta que tivemos para instalação e funcionamento do curso foi gratificante e hoje chegamos a esse dia”, lembrou o professor.

No último congresso médico ocorrido no Rio de Janeiro no mês de novembro, o curso de Medicina da Unifap foi citado como um dos melhores da Amazônia, com nota 4.

Os novos médicos saíram com suas carteiras profissionais do Conselho Estadual de Medicina (Coreme/AP) nas mãos após a cerimônia.