Unifap inicia construção de mestrado em Ciências Ambientais

Na manhã da última terça-feira, 16, o colegiado do curso de Ciências Ambientais recebeu a visita da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Helena Simões, com o objetivo de iniciar a elaboração de proposta de curso de mestrado e/ou doutorado na área de Ciências Ambientais, aproveitando o corpo docente que tem o Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Dmad) que possui produtividade e dedicação à pesquisa.

“Hoje nós estivemos reunidos com o corpo docente do Departamento de Meio Ambiente para pensar numa nova proposta de programa de pós-graduação que vincule os professores desse departamento.

Nós verificamos que é um corpo docente que tem potencial para avançar numa proposta de mestrado ou até mesmo doutorado e nós vamos trabalhar no sentido de alcançar um resultado positivo já para 2016″, afirmou a pró-reitora.

Durante a reunião, Helena encaminhou a emissão de uma portaria institucional que instituirá uma comissão responsável por elaborar o projeto de curso a ser encaminhado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para análise e decisão sobre a criação ou não do programa de pós-graduação.

Ficou decidido que a comissão será composta pelos docentes José Júlio (Presidente), Alan Cunha (vice-presidente), Darren Norris, Renato Hilário e Sávio Carmona.

Para o prof.

Alan, “as expectativas com a proposta a ser apresentada à Capes são as melhores possíveis, com excelentes chances de ser aprovado, em face dos potenciais docentes apresentarem alta produtividade acadêmica.

Assim, o curso de ciências ambientais muito em breve deve submeter, após trabalhos da comissão e em discussão com a pro reitoria, uma boa proposta à Capes e ao Ministério da Educação (MEC)”, concluiu.

*Texto e fotos: Rafael Saldanha/DMAD/Unifap