Primeira defesa de tese do Programa de Pós-graduação em Inovação Farmacêutica será da Unifap

O Programa de Pós-graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF), em nível de doutorado, é uma associação entre as Universidades Federais de Goiás, Amazonas, Pará e Amapá.

Mas será na Universidade Federal do Amapá (Unifap) que ocorrerá a primeira defesa de tese do PPGIF e a candidata é a professora do colegiado de farmácia da Unifap, Anna Eliza Maciel de Faria Mota Oliveira, que tem como orientador o professor José Carlos Tavares Carvalho, e como co-orientador o professor Caio Pinho Fernandes.

A Professora defenderá a tese intitulada ¨Obtenção de nanoformulações bioativas a base de sucupira-branca (Pterodon emarginatus Vog.

)¨ no dia 12 de agosto, às 15h, no auditório do CEPA-UNIFAP.

A banca de avaliação é formada pelos doutores Edemilson Cardoso da Conceição (UFG), José Otavio Carrera Silva Jr.

(UFPA), Emerson Silva Lima (UFAM) e Ricardo Adaime da Silva (Embrapa – AP).

A tese trata do estudo da planta denominada Pterodon emarginatus Vogel (Fabaceae), vulgarmente chamada sucupira-branca, que é uma espécie nativa do Brasil.

Seus frutos são fonte de uma oleoresina rica em diterpenos e óleo essencial, ambos com diversas atividades biológicas conhecidas, incluindo ação larvicida frente à Aedes aegypti.

A partir desse óleo a candidata desenvolveu produtos repelentes e larvicidas de base nanotecnológica, obtendo nanodispersão e nanoemulsões, que apresentaram potente atividade larvicida e não foram observados indicativos de toxicidade ambiental.

O mais interessante desse estudo é que foram utilizadas técnicas modernas e de baixo custo, valorizando uma espécie nativa, que abre perspectivas para o seu uso sustentável mediante geração de produtos passíveis de serem preparadas dentro do contexto tecnológico nacional.

Vale ressaltar que essa tese recebeu o Premio Santander regional (2o.

lugar), e gerou cinco artigos de alto impacto e um capítulo de livro de edição inglesa, sendo um deles publicado na conceituada revista americana Plos One com fator de impacto de 3,057.

“Sem duvida que esta defesa de tese trará novas perspectivas, na área da inovação farmacêutica e contribuirá para o desenvolvimento regional, tanto na formação de mão de obra qualificada em nível de doutorado, como também na geração de produtos farmacêuticos competitivos para o mercado carente de novos medicamentos para as doenças negligenciadas”, afirmou o orientador, José Carlos Tavares.

Texto: Divulgação