Preparação de receitas saudáveis é tema de atividade do Projeto ‘Menos 5’

Servidores da Universidade Federal do Amapá (Unifap) que integram o projeto ‘Menos 5’ participaram nesta terça-feira (11) de uma atividade prática no Restaurante Universitário (RU), no campus Marco Zero, em Macapá (AP).

O objetivo do encontro foi ensinar ao grupo receitas culinárias com ingredientes considerados saudáveis.

Os participantes reuniram-se no salão principal do RU acompanhados da equipe da Divisão de Qualidade de Vida (DQV) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), responsável pelo projeto, para preparar as receitas selecionadas pelos nutricionistas.

“Hoje eles aprenderam como preparar as receitas.

Na atividade anterior, que foi a visita ao supermercado, a tarefa foi identificar quais alimentos podem estar dentro de uma dieta saudável.

Para a tarefa de hoje, nós escolhemos receitas totalmente focadas no emagrecimento, ensinando como fazer substituições mais saudáveis e com produtos orgânicos”, comentou a nutricionista da Progep, Luana Ribeiro.

Para a servidora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da Progep, Aretha Barros, que participa do projeto desde o início deste ano, a iniciativa tem contribuído muito para a reeducação alimentar de todos e não apenas dos que objetivam a perda de peso.

“O grupo tem me ajudado principalmente com dicas de uma alimentação mais saudável,.

Apesar do meu objetivo não ser perder muitos quilos, quero levar o cardápio para o meu dia a dia, tentar montar coisas mais saudáveis, as formas corretas de utilizar os alimentos e não só jogar no carrinho do supermercado como eu fazia antes”, relatou a servidora.

Sobre o ‘Menos 5’ Criado em outubro de 2016, o Projeto “Menos 5” iniciou através do Whatsapp com o objetivo de incentivar o emagrecimento e a qualidade de vida entre os servidores da Unifap com realização de atividades, reuniões e trocas de experiências em rodas de conversa.

A segunda temporada iniciou em janeiro deste ano e a previsão é que seja encerrada em junho.

Atualmente, 75 pessoas integram o projeto.

Texto: Jéssica Santos (bolsista da Assessoria Especial da Reitoria)