Unifap irá implantar pós-graduação a distância no interior do estado

O pró-reitor de Extensão e Ações Comunitárias da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Rafael Pontes, esteve nos municípios de Amapá e Cutias do Araguari, localizados no centro-oeste e sudeste do estado respectivamente, para firmar acordos de cooperação com as duas prefeituras no âmbito da educação.

O objetivo da visita foi dialogar com os governantes dos municípios sobre a implantação do curso de pós-graduação a distância em Mídias na Educação, que irá ofertar 25 vagas em cada uma das localidades, com lançamento do edital previsto para setembro deste ano.

Segundo o coordenador de Educação a Distância (EAD) da Unifap, professor André Leite, que também participou das visitas, o curso será voltado para funcionários públicos desses municípios.

“Os mais interessados são os professores da rede pública de ensino.

Eles se mostraram bastantes otimistas com a proposta”, disse o coordenador.

A primeira visita aconteceu no dia 20 no município de Amapá, a cerca de 300 km de Macapá.

O prefeito, Assis Leite, apresentou ao pró-reitor o novo prédio do telecentro do município, onde os alunos do curso poderão acessar os conteúdos e atividades.

De acordo com Rafael Pontes, os cursos terão início em outubro deste ano.

“Voltaremos ainda em outubro nesses municípios para a aula inaugural”, garantiu o pró-reitor.

No último fim de semana a atenção foi voltada a Cutias do Araguari, distante 135 quilômetros da capital, onde a prefeita do município, Eliane Santos, também confirmou o apoio ao curso cedendo espaço para a realização da especialização em uma escola local.

Para Rafael Pontes, a implantação da especialização é o primeiro passo para outras ações da Unifap, como por exemplo, cursos de extensão.

O professor Simões de Brito, que participou da viagem a Cutias, é coordenador de um projeto de extensão e disse que a Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac) tem como levar inúmeros outros cursos e programas de extensão aos municípios.

Texto e fotos: Rafael Aleixo (estagiário Proeac) Edição: Jacqueline Araújo