PETs de Farmácia e Física da Unifap realizam cursos de férias

Os Programas de Educação Tutorial (Pet) dos cursos de Farmácia e Física da Universidade Federal do Amapá (Unifap) realizarão na próxima semana minicursos de férias abertos ao público acadêmico e à comunidade.

O Pet – Farmácia ofertará, de 9 a 12 de setembro, o curso “Cromatografia para análise de metabólitos secundários de produtos naturais”.

Serão aulas teóricas sobre a técnica da cromatografia (técnica quantitativa que tem por finalidade geral a identificação de substâncias e a separação-purificação de misturas) e práticas no equipamento HPLC, que identifica e quantifica os metabólitos secundários (substâncias que geralmente não estão envolvidas em funções vitais das plantas e que geralmente não fazem parte do metabolismo básico e possuem características químicas muito variadas).

Apesar de ser um curso voltado mais para profissionais e estudantes das áreas de Farmácia e Química, o curso será aberto ao público em geral.

Serão duas turmas, uma pelo horário da manhã (8h-12h) e outra pelo horário da tarde (14h-18h), cada uma com 15 vagas.

O valor do curso será de R$ 40 para profissionais e R$ 20 para estudantes, com certificado no final.

Inscrições no horário comercial na sala do Pet ou no Laboratório de Farmacognosia.

Quem ministrará o curso é a profª.

Drª.

Sheylla Susan Moreira da Silva de Almeida, doutora em Química na área de concentração em Química de Produtos Naturais (Química Orgânica) pela Universidade Federal de São Carlos (SP).

Minicursos do Pet – Física De 8 a 12 de setembro o Pet – Física da Unifap realizará a programação 5º Minicurso de Férias, com quatro minicursos: “Introdução à simulação computacional em Python”, “Introdução aos princípios de Segunda Quantização”, “Introdução à Estatística usando Aplicativo R.

” e “Introdução à Mecânica Estatística”.

Todos os cursos serão pela manhã (9h-12h), com carga horária de 40 horas.

O público-alvo dos cursos são pessoas das áreas de Física e Programação, mas também estarão abertos à participação da comunidade em geral.

Cada curso custa R$ 5 e as inscrições vão até o dia 8 de setembro, na sala do Pet –Física, que fica no bloco do curso de Física da Unifap.

Os minicursos “Introdução à simulação computacional em Python” e “Introdução à Estatística usando Aplicativo R.

” terão 15 vagas cada.

Já os cursos “Introdução aos princípios de Segunda Quantização” e “Introdução à Mecânica Estatística” ofertarão 40 vagas cada um.

O minicurso “Introdução à simulação computacional em Python” será ministrado pelo bolsista do Pet Marcelo Amanajás Pires e o de “Introdução aos princípios de Segunda Quantização” terá como ministrante o prof.

Dr.

Robert Ronald Maguiña Zamora, da Unifap.

Já o curso “Introdução à Estatística usando Aplicativo R.

” terá como orientador o prof.

Msc.

Paulo Guilherme Pinheiro dos Santos e quem ministrará o “Introdução à Mecânica Estatística” é o prof.

Dr.

João Bosco de Siqueira.

Serviço: Curso “Cromatografia para análise de metabólitos secundários de Produtos Naturais”, do Pet – Farmácia da Unifap.

De 9 a 12 de setembro, das 8h às 12 e das 14h às 18h.

Inscrições na sala do Pet-Farmácia ou no Laboratório de Farmacognosia da Unifap (Rodovia Juscelino Kubitschek.

Km 02, bairro: Jardim Marco Zero, Macapá).

Taxas: R$ 40 (profissionais) e R$ 20 (estudantes).

Mais informações: Aline 8118-7791, Felipe 8131-4581 e Gian Braian 9144-6652.

Aberto ao público.

5º Minicurso de Férias do Pet-Física.

De 8 a 12 de setembro, das 9h às 12h.

Minicursos: “Introdução à simulação computacional em Python”, “Introdução aos princípios de Segunda Quantização”, “Introdução à Estatística usando Aplicativo R.

” e “Introdução à Mecânica Estatística”.

Taxa: R$ 5 cada.

Inscrições até 8 de setembro, na sala do Pet –Física, que fica no bloco do curso de Física da Unifap (Rodovia Juscelino Kubitschek.

Km 02, bairro: Jardim Marco Zero, Macapá).

Mais informações: 8132-2007 ou c-arj@bol.com.br.