Pesquisador cubano atua em projetos de pesquisa da Unifap

Compartilhe:

O Grupo de Pesquisa em Fármacos, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), conta desde agosto do ano passado com a participação do pesquisador cubano Jesus Rafael Rodríguez Amado, doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Havana, Cuba, especialista-visitante pelo CNPQ e pós-doutorando da Unifap no projeto “Padronização extrativa e desenvolvimento tecnológico de sistemas poliméricos nanoparticulados contendo antocianidinas obtidas de Euterpe oleracea (açaí), para aplicação como antioxidante”, coordenado pelo prof.

Dr.

José Carlos Tavares.

Resumidamente, o projeto procura desenvolver uma preparação farmacêutica – procedimento farmacotécnico para a obtenção de um produto manipulado – a partir das antocianinas, um princípio ativo do açaí para obter um medicamento terapêutico preventivo da aterosclerose, uma doença crônico-degenerativa que pode trazer graves complicações à saúde, entre elas o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

Como especialista na formulação de medicamentos, dr.

Jesus participa ativamente das fases da pesquisa e supervisiona as atividades do projeto.

O pesquisador atua na obtenção e estabilização de moléculas ultramicroscópicas (nanopartículas) contendo antocianidinas, que são um dos princípios ativos do açaí.

“Quando se reduz as partículas a tamanho nanométrico, ou seja, a tamanhos em uma faixa de 10-9m a 10-6m, suas propriedades físico-químicas e biofarmacêuticas mudam completamente, aumentando significativamente a potência e a capacidade do organismo humano de responder ao tratamento”, explica Jesus.

Dr.

Jesus colabora ainda com outro projeto da instituição, “Desenvolvimento de nanoformulações inseticidas de origem natural”, o que o faz pesquisar o desenvolvimento de nanopartículas provenientes não só do açaí, mas do jambu, andiroba, urucum, entre outras plantas da Amazônia.

Além disso, o pesquisador dá assistência a estudantes de graduação e pós-graduação da Unifap, tanto na atividade laboratorial quanto acadêmica, orientando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), revisando artigos científicos e participando de bancas de avaliação.

Em relação ao trabalho desenvolvido na Unifap, dr.

Jesus afirma que as expectativas estão sendo atendidas.

“É muito maior do que eu pensava.

Em Cuba, eu já realizava pesquisa com extratos integrais de plantas, mas aqui estou tendo a possibilidade de trabalhar com nanotecnologia, são poucos lugares no mundo em que se desenvolve pesquisas na área.

Fora que estou tendo a oportunidade de ver a aplicabilidade da pesquisa que nosso grupo desenvolve, o que é excelente”, conclui Jesus.

Galeria de imagens

Compartilhe:
Fechar Menu