Dia Mundial do Rádio marca os 10 anos da emissora da UNIFAP

No próximo dia 19, são comemorados 10 anos da Rádio Universitária UNIFAP.

Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Rádio, uma homenagem da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946.

10 anos da Rádio Universitária

Com as Rádios Nacional de Brasília e da Amazônia, emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Rádio Universitária 96.9 FM da UNIFAP também é parceira desta rede no território brasileiro. Em 19 de fevereiro de 2010, teve início as primeiras transmissões da emissora no Campus Marco Zero, em Macapá. No próximo dia 19, são comemorados 10 anos da Rádio Universitária UNIFAP.

Diretoria da EBC com equipe da Rádio e TV Universitária, em 2019, durante visita técnica.

O direito de operação e transmissão do sinal da Rádio Universitária foram renovados por mais cinco anos, em 2019. O Acordo de Cooperação foi assinado pelo reitor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Prof. Dr. Júlio César Sá, e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). “É uma alegria a formalização desse convênio com a EBC. Isso vai possibilitar aumentarmos nossos canais de interação com a sociedade amapaense através de dois meios de comunicação, rádio e TV”, afirmou o diretor da Rádio, professor Aldenor dos Santos.

Como prevê o Regimento, “a Rádio Universitária é uma emissora de Radiodifusão em Frequência Modulada – FM, cuja concessão integra a Empresa Brasil de Comunicação, com autorização de funcionamento, e transferência de responsabilidade de gestão, à Fundação Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero do Equador”.

A Rádio Universitária tem programação diversificada, com participação de docentes, alunos, técnicos e comunidade local.

Entre os compromissos das emissoras públicas de Rádio, está a promoção do acesso à informação por meio da pluralidade de fontes de produção e distribuição do conteúdo;  produção e programação com finalidades educativas, artísticas, culturais, científicas e informativas; promoção da cultura nacional, estímulo à produção regional e à produção independente;  respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família; não discriminação religiosa, político partidária, filosófica, étnica, de gênero ou de opção sexual; e observância de preceitos éticos no exercício das atividades de radiodifusão.

Conheça a Rádio Universitária: http://www.radiounifap96.com.br/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.