Atletas da Unifap conquistam 12 medalhas nos Jogos Paralímpicos Universitários 2018

Quatro atletas da Universidade Federal do Amapá (Unifap) conquistaram 12 medalhas nos Jogos Paralímpicos Universitários 2018, na modalidade atletismo de campo (peso, dardo e disco).

A acadêmica do curso de História, Yndiraima Alessandra Santos da Cunha, trouxe três medalhas de ouro; Segilma da Silva Miranda, do curso de Geografia, retornou para casa com uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze; e os estudantes Siulam Silva Freitas (Ciências Sociais) e Olemax Nogueira Duarte (Direito) obtiveram, cada um, uma medalha de prata e duas de bronze.

Foi a primeira vez que a Unifap enviou atletas para a competição.

Siulam Freitas começou a treinar apenas este ano, quando foi convidado pelo técnico da delegação do Amapá, Marlon Gomes.

“Desde então, estamos em treinamento há praticamente três meses, três vezes por semana, para conseguir esse resultado que alcançamos.

Estou feliz por ter sido a primeira vez e já ter conseguido bastante medalhas, não foi aquilo que eu esperava, mas estou feliz porque nunca havia praticado antes, nem sabia que existia a competição”, diz.

Os Jogos Paralímpicos Universitários 2018 ocorreram de 9 a 12 de maio no Centro de Treinamento Paraolímpico, em São Paulo (SP).

A edição deste ano contou com a presença de 252 atletas de cerca de 200 instituições brasileiras de nível superior públicas e privadas, que competiram em sete modalidades esportivas: atletismo, bocha, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

A delegação amapaense foi formada por atletas da Unifap e de outras instituições de ensino superior do estado e treinada pelo técnico Marlon Gomes, da Federação de Paradesporto do Amapá (FPA).

Incentivo – A Unifap, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac), apoiou os quatro acadêmicos com auxílio financeiro no valor de R$ 1,2 mil por atleta.

O recurso provém do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

A Divisão de Esportes (Desport), vinculada ao curso de Educação Física, apoia o acadêmico acompanhando todo o processo de solicitação e concessão da bolsa aos atletas.

O pró-reitor de Extensão e Ações Comunitárias da Unifap, Adolfo Colares, ressalta que os auxílios para os atletas da Instituição sempre existirão.

“A Universidade tem o dever de continuar fomentando isso.

Está no DNA da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias o incentivo à prática do esporte por meio da assistência ao estudante atleta.

Lançamos um edital agora para auxílio à viagem aos estudantes na prática esportiva, (…) lançaremos também o edital do auxílio atleta, que é um auxílio mensal e ininterrupto, tem também o tratamento fisioterápico por meio do projeto da Liga de Fisioterapia Desportiva, então nós fomentamos toda essa infraestrutura para que os nossos atletas tragam resultados positivos para a Unifap”, observa.

Siulam Freitas enfatiza a importância da assistência financeira da Proeac.

“Essa ajuda de custo foi bastante importante, porque deu o auxílio para a gente comprar a passagem e alguns objetos para a gente ir para a competição” explica.

Fotos: Marlon Gomes