Pesquisa de Grupo de Estudos da Unifap é premiada em evento nacional

Os pesquisadores do Grupo de Estudos em Doenças e Agravos Crônicos não Transmissíveis, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), obtiveram a primeira colocação na V Mostra Nacional de Experiências em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS), durante o 73º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), ocorrido em Salvador, no período de 16 a 19 de novembro.

O estudo premiado foi o Teste Piloto de Validação de Aplicativo para Reconhecimento das Complicações Agudas do Diabete Mellitus: relato de experiência. O aplicativo foi desenvolvido no ano de 2019 no trabalho de conclusão de curso “Descomplica, Dona Bete: construção de aplicativo sobre prevenção de complicações agudas do Diabete”, de autoria da acadêmica Eloisa Melo da Silva.

O teste piloto para validação do aplicativo foi feito por meio do Programa de Promoção da Saúde para pessoas com Diabete Mellitus, em curso há 15 anos na Unidade Básica de Saúde da Universidade. A primeira etapa dos testes iniciou em janeiro deste ano. No primeiro momento foi feita a validação de conteúdo e aparência com o público-alvo (pessoas com DM). Em janeiro de 2023 está planejado o início da segunda etapa de validação de conteúdo e aparência, desta vez envolvendo profissionais da área.

Após a fase de testes, a ferramenta irá oferecer informações educativas e de cuidados para prevenção das complicações agudas do Diabete Mellitus (DM), além de esclarecer o usuário de onde buscar atendimento e cuidados quando da ocorrência de uma das complicações características da doença.

Ainda serão disponibilizados conteúdos e guias para subsidiar a implementação do cuidado imediato para a tomada de decisão, gestão ou autogestão do quadro, para o seguimento da pessoa com DM na atenção primária à saúde; geração de conhecimento no âmbito do SUS, visando promover a aplicabilidade em municípios do estado do Amapá e nacionalmente.

Equipe Premiada no Projeto

Colegiado de Enfermagem e Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva/UNIFAP: Profa. Dra. Francineide Pereira da Silva Pena (orientadora); Enfa. Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva/UNIFAP: Eloisa Melo da Silva; Kaila Correa Santos; Karoliny Miranda Barata, o Enfº. da Unidade Básica de Saúde Padre Raul Mate Leilson da Silva Lima; Enfº Álefe Mateus Sena Guimarães.

___________________________________________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada.