Núcleo de Acessibilidade e Inclusão inaugura novo espaço

Foram retomados os serviços de atendimento pedagógico e psicológico

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UNIFAP inaugurou, na última sexta-feira, 04 de outubro, novo espaço destinado aos estudantes. A partir de agora serão retomados os serviços de atendimento pedagógico e psicológico, no auxílio aos alunos e professores da Universidade. O prédio do NAI está localizado próximo à Biblioteca da UNIFAP, Campus Marco Zero. A inauguração contou com a presença da vice-reitora da UNIFAP, Profa. Dra. Simone Simone Delphim, Pró-Reitora da PROGRAD, Profa. Dra. Elda Gomes, Pró-reitor da PROEAC, Prof. Dr. João Batista Gomes.

A estudante de História da UNIFAP, Yndiraima Cunha, frequenta o NAI. Fotos: Mayra Carvalho – AsCom/UNIFAP.

Entre as mudanças está a nova estrutura moderna e inclusiva, como a recepção – com altura adequada para os cadeirantes; banheiros com barras de apoio e espaço acessível, piso tátil, sala com isolamento acústico para atendimento psicológico, além da troca das paredes e portas.

“Com a readequação do NAI, os atendimentos serão privilegiados, haja vista que os ambientes foram readaptados para melhor atender ao nosso público. Para que isso fosse possível, contamos com o empenho de diversos setores da UNIFAP, como a equipe do NAI, a prefeitura, Pró-Reitorias, no intuito de proporcionar os melhores serviços de acessibilidade e inclusão. Contamos com a comunidade acadêmica para também efetivar ações que auxiliem nas necessidades específicas de nossos estudantes”, destaca o coordenador do NAI, o Prof. Mário Neto.

Coordenador do NAI, Prof. Mário Neto e o Pró-reitor da PROEAC, Prof. João Batista. Foto: Divulgação.

Atendimento inclusivo

Durante a reforma todos os serviços foram mantidos, assim como a adaptação de materiais didáticos enviados por e-mail ou Whatsapp, aos deficientes visuais que usam softwares de voz. Além dos atendimentos de emergência realizados para os alunos em salas da Pró-Reitoria de Extenção e Ações Comunitárias (PROEAC).

“Vamos atender os alunos com respeito a cada diferença, pois quando não oportunizamos essa acessibilidade tanto com atitudes, quanto arquitetônica para aluno, ele se sente excluído”, pontuou a Técnica em Assuntos Educacionais do NAI, Sylvia Almeida.

A estudante de Licenciatura em História da UNIFAP, Yndiraima Cunha, frequenta o Núcleo para fazer suas atividades junto com colegas. A jovem destaca o apoio fundamental que o NAI proporciona aos acadêmicos.

“Aqui encontramos pessoas para adaptar trabalhos a quem tem deficiência visual, atendimento psicológico, encontramos tudo que precisamos. E o que eles não podem fazer, eles nos auxiliam e dão luz para que a gente consiga agir e garantir nossos direitos dentro da Universidade.”

*Colaboração de texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.