Gestão da UNIFAP aponta avanços em benefício discente no ‘Dia do Estudante’

Gestão da UNIFAP aponta avanços em benefício discente no ‘Dia do Estudante’

Compartilhe:

 

A ampliação de bolsas e a bonificação de 20% para ingresso na Universidade aos estudantes que cursaram o ensino médio, ou curso equivalente, de forma integral, no estado do Amapá, mesorregião do Marajó e no município de Almeirim (PA) foram destacados.

O Dia do Estudante de 2020 será lembrado pela luta de todos contra um inimigo invisível. Batalhas individuais e pessoais, de alunos que superaram a falta de recursos e tempo. A data de hoje, 11 de agosto, celebra o direito básico do cidadão em ter educação e acesso ao conhecimento. Este ano,  todo o processo de educação e aprendizagem foi interferido, com o advento da pandemia de Covid-19 no mundo. 

As aulas foram suspensas no início do ano. Em seguida, percebeu-se que o retorno das atividades seria mais demorado que o previsto. Desde março, as instituições tem buscado meios para que as atividades sejam retomadas sem que haja perigo para a saúde dos estudantes. A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), por exemplo, designou uma Comissão Especial que é responsável em planejar os próximos passos da instituição e como será o processo de retorno. 

Tudo deve ser minuciosamente ponderado, sem atropelos, para que não ocorra um retrocesso das conquistas sanitárias conquistadas ao longo dos meses passados. O bem-estar dos estudantes e a assistência aos mesmos é trabalhada internamente pelas subcomissões de graduação, pós-graduação, assistência estudantil e atenção especial aos alunos com necessidades educacionais específicas (NEE), sejam alunos com deficiência ou transtornos. 

Plano de Desenvolvimento Institucional 2020/2024

Segundo dados apontados no Plano de Desenvolvimento Institucional 2020/2024, a UNIFAP tem, atualmente, o 11. 340 estudantes distribuídos nos cursos de graduação, pós-graduação, educação a distância e Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O planejamento prevê aos discentes a garantia a um ensino público superior de qualidade, inclusivo e gratuito para um número cada vez maior de estudantes. 

Em 2019, a instituição aprovou uma das mais relevantes medidas em benefício da sociedade local, que foi a Política de Bonificação Regional, garantindo o percentual de 20% de bonificação na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aos estudantes que cursaram todo o Ensino Médio no Amapá e mesorregião do Marajó e Almeirim. A ação é apenas uma de várias que são implantadas na UNIFAP com vistas aos alunos. A instituição ampliou o número de bolsas de assistência, bolsa trabalho, iniciação científica, entre outras.

O reitor da UNIFAP, Prof. Dr. Júlio Sá, lembrou, na oportunidade do primeiro Processo Seletivo com bonificação, que o acréscimo de 20% sobre a nota do ENEM contribui para diminuir a assimetria que ocorre entre o número de ingressantes universitários oriundos do Amapá e de outras partes do país, sobretudo nas graduações de grande concorrência. 

“Essa bonificação tem um aspecto social e econômico muito importante. Não se trata de proteção, mas de correção e justiça, a exemplo das políticas de cotas, que possibilitam o acesso ao ensino superior de seguimentos antes esquecidos ou colocados em segundo plano na política educacional”, diz a Pró-Reitora de Graduação da Unifap, Profa. Dra. Elda Gomes.


Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu