Nota pública de pesar pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, do RJ, e seu colaborador, Anderson Gomes

É com profundo pesar e indignação que a Universidade Federal do Amapá lamenta o covarde assassinato da vereadora do município do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e seu colaborador, Anderson Pedro Gomes.

A vereadora era notadamente uma combativa ativista dos direitos sociais individuais e coletivos de grupos de pessoas historicamente marginalizados.

O assassinato da vereadora ocorre justo quando as forças armadas ocupam os espaços mais desassistidos do Rio de Janeiro, numa estranha retomada da vocação autoritária do País.

O colapso do sistema político vigente acomete as pessoas de uma aceitação ilusória de ideias que pensávamos há tempos sepultadas pela história nacional recente.

A morte da vereadora não acabará com a ânsia de dias melhores e mais justos para todos.

Marielle Franco se formou pela PUC-Rio e fez mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com foco nas UPPs.

Ela coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ao lado do deputado Marcelo Freixo.

A ativista decidiu pela militância em direitos humanos após ingressar no pré-vestibular comunitário.

Ela deixa uma filha de 19 anos.

Anderson deixa esposa e um filho de um ano.