Professor aposentado Guilherme Jarbas Santana

É com profundo pesar que a comunidade acadêmica, da Universidade Federal do Amapá, recebe a notícia do falecimento do professor aposentado Guilherme Jarbas Santana, ocorrido neste sábado (06).

Consternados, manifestamos publicamente nossos sentimentos e nos solidarizamos com a sua família e amigos. Com grande experiência na vida universitária, prof. Guilherme Jarbas foi coordenador do curso de História, teve uma carreira como servidor público brilhante e um aguerrido defensor da educação. Em março de 2020 foi homenageado na sessão aos aposentados, honraria concedida pela UNIFAP aos que prestaram relevantes serviços ao ensino superior.

Da esquerda para direita: professores Antonio Munhoz Lopes, Regina Lúcia e Guilherme Jarbas, após receberem a Medalha do Mérito Universitário, em 2008.

Homem íntegro e de grande capacidade profissional, o professor, advogado, radialista, deixa como legado uma belíssima trajetória marcada pelo respeito ao próximo, amor e dedicação à família e aos amigos. Sempre preocupado com os rumos do país e defendia uma sociedade mais justa e fraterna.

Como professor, era uma pessoa preocupada em fazer com que seus alunos não se conformassem com as verdades ditas, mas que se dispusessem a exercitar a crítica e a depuração do conhecimento. Era sempre incansável na defesa da educação pública e de qualidade e não media esforços para isso.

Não pudemos dizer adeus a esse amigo tão presente nas nossas vidas. Quem convivia com ele sabia o tanto que era um educador compromissado e preocupado com o seu ofício! A sociedade amapaense perde um historiador, um estudioso que amava livros, um “conversador” que apreciava um bom papo com os amigos, e um colega disposto a questionar o que é dado, nos fazendo pensar além das evidências.

Que a luz e o amor divino console o coração de familiares e amigos e lhes dê serenidade para atravessar este momento de dor!

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.