Solenidade comemora concessão da primeira patente da Unifap

Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unifap realiza entrega da Carta-Patente da Despolpadeira Fotovoltaica de Açaí aos seus inventores, no dia 5 de abril.

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, da Universidade Federal do Amapá (Nitt/Unifap), realizará no dia 05 de abril de 2023, às 10h, a Solenidade Comemorativa à Concessão da Primeira Patente da Unifap, no Auditório do Conselho Superior (Consu), localizado no Prédio da Reitoria, campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), em 21 de março de 2023, a Patente de Modelo de Utilidade da DESPOLPADEIRA FOTOVOLTAICA DE AÇAÍ garante à Universidade direitos de propriedade intelectual sobre o invento, desenvolvido pelos pesquisadores Alaan Ubaiara Brito, Allana Trajano Feijão e Anita Maria das Graças Almeida.

A Despolpadeira Fotovoltaica de Açaí foi pensada para facilitar a vida das comunidades do interior do estado que não tem acesso à energia elétrica e que não podem usar uma batedeira tradicional. Ela combina duas tecnologias já existentes, a batedeira de açaí tradicional e a produção de energia solar, e cria um produto que pode funcionar sem energia elétrica, uma novidade muito significativa e com grande
impacto social para a região amazônica.

O Pedido de Patente foi realizado e acompanhado pelo Nitt/Unifap, unidade responsável pela gestão da propriedade intelectual desenvolvida na Instituição.

No intuito de celebrar esta conquista, que é um marco histórico no campo do desenvolvimento tecnológico na Unifap, será realizada a Solenidade Comemorativa à Concessão da Primeira Patente da Unifap, com a entrega da Carta-Patente da Despolpadeira Fotovoltaica de Açaí aos seus inventores. Trata-se de uma simbólica homenagem em reconhecimento aos seus esforços para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Amapá.

Espera-se que a concessão da patente, que também é a primeira patente do estado do Amapá, possa contribuir para o fortalecimento do Sistema de CT&I amapaense, impulsionando novas parcerias e motivando o desenvolvimento de mais pesquisas inovadoras para o bem social.

Composição da Mesa:
1. Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveiro (Reitor da Unifap)
2. Dr. Edivan Barros de Andrade (Secretário de Estado e Ciência e Tecnologia do Amapá – Setec)
3. Prof.ª Dra. Amanda Alves Fecury (Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação – Propespg)
4. Prof.ª Ma. Cristina Maria Baddini Lucas (Diretora do Departamento de Ciência Exatas e Tecnológicas – DCet)
5. Prof. Dr. Felipe Monteiro (Diretor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – Nitt)
6. Prof.ª Ma. Kellen Diane de Carvalho Gomes (Coordenadora do curso de Engenharia Elétrica – CCEEL)

Data: 05 de abril de 2023
Hora: 10:00h
Local: Auditório do Conselho Universitário da Unifap (localizado no Prédio da Reitoria – 2 pavimento).
Contatos:
(96) 99137-7710 (Felipe Monteiro – Diretor do NITT)
(96) 99118-9717 (Aélisson Hermes – Secretário do NITT)
nitt@unifap.br

Texto: Vânia Bagundes (Nitt/Unifap)

Edição: Assessoria Especial da Reitoria (Assesp/Unifap)

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/