‘Movimento Cultural’ agita os Campi da UNIFAP, confira cobertura

A primeira edição trouxe muita música, exposições e danças regionais

Um dia bem diferente nos Campi da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Logo pela manhã desta sexta-feira, 30 de agosto, o Projeto “Linha Cultural Universitária: Campi em Movimento” agitou as unidades de Oiapoque, Mazagão, Santana e Macapá, com presença da comunidade interna e público externo. Na página do Facebook @UnifapOficial, confira a cobertura completa: fotos, vídeos e entrevistas.

Os empreendedores locais marcaram presença no evento. Foto: AsCom/UNIFAP.

Sexta-feira com cultura – No Campus Marco Zero expositores e artistas locais apresentaram seus materiais, em barracas montadas nos estacionamentos da Universidade. O público pode apreciar a produção agrícola de comunidades tradicionais do Estado, além da gastronomia regional, Feira de Artesanato e livros, cortejo musical e brechó.

Oportunidade – A artesã Clara expôs seus trabalhos durante a primeira sexta-cultural e aprovou a iniciativa da UNIFAP. “Eu já trabalho há 27 anos com artesanato. Comecei com terços porque sou católica, independente de outras religiões, pois eu respeito. Vi que era bom, pois todo mundo reza, ai eu digo “bom” eu vou me sentir bem. Participo de feiras em Belém, participo de feiras itinerantes aqui. Sou cadastrada aqui em Macapá e amo”, conta Clara.

Clique para exibir as imagens:

Nos Campi da UNIFAP a programação cultural foi bem diversificada. Em Macapá, foram oferecidos atendimentos de saúde com projetos de extensão e com a equipe da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP), também exposições de artes plásticas.

Já no Campus Santana, houve rodadas de poesias, apresentação de grupos de hip hop e varal de poesias, e ainda exposição de produtos indígenas e participação da Escola de Samba ‘Império do Povo’. Em Mazagão, a comunidade prestigiou torneio de futebol, voleibol, xadrez, dama e dominó, e apresentações de Grupo de Marabaixo. No Campus Oiapoque, o público conferiu oficina de produtos artesanais indígenas, feira de produtos agrícolas, brechó e música, ao vivo.

Comunidade presente
As atividades do Projeto “Linha Cultural Universitária” irão acontecer toda última sexta-feira de cada mês, abertas ao público, em todos os Campi. Essa ação tem por objetivo, aproximar a comunidade externa com a vida da Universidade. O Pró-Reitor da PROEAC, Prof. Dr. João Batista de Oliveira explica que o movimento cultural nos Campi continuará no engajamento entre UNIFAP, sociedade amapaense e os órgãos governamentais e não governamentais. “O projeto iniciou nos campi as várias vertentes culturais, divulgando e gerando emprego e renda aos empreendedores locais”, comenta o Pró-reitor.

Esse é o caso da artesã Clara. Para ela, o evento permite mostrar os talentos dos profissionais e a produção regional. “Cheguei na hora certa para participar desse grande evento, eu estou amando. Esse evento representa tudo de bom. O Estado nos dá a oportunidade de expor o nosso produto e a gente faz, e eu estou muito feliz por causa disso”, conta.

Confira fotos no Facebook @UnifapOficial.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.