MEC oferecerá dados móveis para alunos de baixa renda para ensino remoto

A meta é atender 400.000 alunos na primeira fase.

No dia 17 de agosto o Ministério da Educação e Cultura (MEC) informou sobre o fornecimento de dados móveis para estudantes do ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em caráter excepcional. Trata-se de uma medida preventiva com o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus nos ambientes acadêmicos. Na UNIFAP, em torno, de 1.809 alunos se enquadram nestas condições para receber os dados móveis.

A medida será elaborada pelo MEC e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que busca com as instituições “uma solução para contratação de empresas de telefonia móvel para fornecer acesso à rede aos alunos vulneráveis da educação superior”, esclareceu a RNP em nota.

Em entrevista coletiva o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, informou que serão beneficiadas as instituições e universidades federais de 797 municípios em todo o Brasil. A expectativa é dar prioridade para 400.000 mil alunos com renda mensal de até meio salário mínimo, no segundo semestre de 2020, e ofertar ao todo 900.000 chips abrangendo para estudantes de até um salário mínimo e meio.

Junto com a RNP as  Instituições de Ensino Superior (IES) farão levantamento dos alunos de baixa renda sem acesso à internet para participar das aulas remotas durante o isolamento, com ofertas entre 5GB à 40GB de dados móveis.

“O importante desse processo é a capacidade de ganhos de eficiência e escala em todo o território, ofertando uma solução emergencial e adequada para todo o sistema federal de educação superior e tecnológica”, afirma a RNP em nota.

Dados Móveis na UNIFAP

A Subcomissão de Assistência Estudantil da UNIFAP busca medidas para atender a demanda de alunos em situação de vulnerabilidade na universidade, afim de prestar suporte com oferta de internet, proveniente da medida proposta pelo MEC e a RNP, assim como oferecer auxilio para os alunos que não possuem equipamentos para participar do possível retorno gradual das atividades acadêmicas de modo remoto.

A ideia ainda esta em análise pela Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC), em parceria com a Subcomissão de Assistência Estudantil, sem data prevista para lançamento de editais.

De acordo com o levantamento apontado na relação de alunos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, na UNIFAP em torno de 1.809 alunos se enquadram nestas condições.

Colaboração de Texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.