Mestrado em Educação seleciona novos alunos para a turma 2024

A coordenação da pós-graduação lançou dois editais de seleção, com 31 vagas ao todo.

A coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), publicou dois editais de seleção de novos alunos para a turma 2024 do Mestrado em Educação. A inscrição no processo seletivo será gratuita e ocorrerá no período de 13 a 20 de novembro de 2023, exclusivamente no link https://sigaa.unifap.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf. Ao todo, estão sendo ofertadas 31 vagas nos dois editais.

O Edital n. 04/2023 oferta 20 vagas para o público em geral e 2 vagas para servidores (docentes ou técnicos-administrativos) efetivos da Unifap, totalizando 22 vagas distribuídas nas duas linhas de pesquisa do mestrado. Dentre as vagas ofertadas para o público em geral, 4 estão reservadas para pessoas negras (pretas e pardas), 1 para indígenas e 2 vagas para pessoas com deficiência.

CONFIRA O EDITAL 04/2023

Para concorrer a uma das vagas, é necessário que o(a) candidato(a) tenha concluído curso de Licenciatura ou Bacharelado reconhecido pelo órgão competente do respectivo sistema de ensino, com no mínimo 2.800h horas para Licenciatura e 2.400h para Bacharelado. Para diplomados(as) em data anterior a 2002, aplica-se a legislação vigente à época. Aos candidatos que concorrerem às vagas destinadas às cotas,

As etapas de seleção compreendem a avaliação do pré-projeto de pesquisa; prova escrita, que será realizada presencialmente no dia 17 de janeiro de 2024, das 15h às 18h, em salas do campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP), a serem divulgadas no dia 15 de dezembro de 2023; entrevistas, no período de 5 a 15 de março de 2024; e prova de títulos.

Ações afirmativas
O Edital n. 05/2023 oferta 9 vagas, sendo 2 vagas para candidatos(as) indígenas, 2 para quilombolas, 1 vaga para pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), 1 para pessoas com deficiência 2 vagas para candidatos(as) pertencentes à populações do campo, 1 para pessoas em situação de deslocamento forçado ou migrante internacional.

CONFIRA O EDITAL 05/2023

Para concorrer às vagas oferecidas neste edital, o(a) candidato(a), além de ser portador de diploma de nível superior, deverá, obrigatoriamente, comprovar sua condição de indígena, quilombola, pessoa trans (transexual/transgênero/travesti), pessoa com deficiência (incluindo-se aquela com Transtorno do Espectro Autista), população do campo ou pessoa em situação de deslocamento forçado ou migrantes internacionais.

O processo seletivo deste edital possui as seguintes etapas: memorial; entrevistas presenciais, no período de 5 a 15 de março de 2024 em local a ser definido pela comissão de seleção; e prova de títulos.

O resultado final dos dois processos seletivos está previsto para ser divulgado no dia 27 de março de 2024.

Sobre o PPGEd
O Mestrado Acadêmico em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd/Unifap), é presencial e possui como área de concentração “Educação, Políticas e Culturas”, estruturada em duas linhas de pesquisa: “Políticas Educacionais” e “Educação, Culturas e Diversidades”.

O PPGEd/Unifap proporciona formação inicial de pesquisadores, atribuindo-lhes os títulos de Mestre em Educação, capazes de atuar no magistério e em pesquisas cujo foco central seja a educação, buscando pautar sua práxis na valorização da educação pública, gratuita, laica, democrática e inclusiva.

Outros objetivos são desenvolver estudos e pesquisas educacionais em seus aspectos políticos, sociais, históricos e culturais, com base na compreensão das diferentes formas de articulação entre Estado e sociedade; proporcionar fundamentação teórico-investigativa para compreensão e intervenção na realidade educacional, na perspectiva de uma educação crítica e emancipadora; e promover formação científica, com produção e disseminação de conhecimentos, bem como saberes teórico-práticos que auxiliem na efetivação de ações educativas críticas.

Saiba mais em www2.unifap.br/ppged.

Processo Seletivo de novos alunos para o Mestrado em Educação
Inscrições gratuitas de 13 a 20 de novembro de 2023, exclusivamente no link https://sigaa.unifap.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf. Ao todo, estão sendo ofertadas 31 vagas nos dois editais. A íntegra dos dois editais está disponível no endereço eletrônico https://www2.unifap.br/ppged/processo-seletivo/.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: