Unifap cede HU para Governo do Amapá instalar leitos de UTI de Covid-19
Serão 30 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e mais 52 leitos de enfermaria.

Unifap cede HU para Governo do Amapá instalar leitos de UTI de Covid-19

A data de início dos atendimentos no HU/UNIFAP será definida pelo Governo local.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) cedeu parte das instalações do Hospital Universitário (HU) para o Governo do Estado do Amapá (GEA) montar uma estrutura para tratamento de Coronavírus (Covid-19). Serão 30 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e mais 52 leitos de enfermaria, destinados à pacientes com sintomas da doença, além de espaços onde funcionarão uma farmácia, almoxarifado e vestiário. A data de início dos atendimentos de saúde no HU/UNIFAP, após as instalações, será definida pelo Governo local. Acompanhe na página: www.portal.ap.gov.br

De acordo com o documento tramitado, a UNIFAP disponibiliza o espaço e o Governo fica responsável por todo o atendimento aos pacientes, além da contratação de serviços terceirizados para a manutenção do prédio, como limpeza, vigilância e a compra de gases medicinais e, ainda, pagamento das contas de água e energia. Também como parte do esforço, o senador Davi Alcolumbre articula junto ao Ministério da Saúde a instalação de equipamentos e envio de insumos e, também, profissionais da saúde que vão atuar na nova estrutura de combate ao COVID-19 no HU.

Com duração de três meses, a disponibilização do espaço foi oficializada com assinatura de um Termo de Cessão entre o reitor da UNIFAP, Prof. Dr. Júlio Sá de Oliveira e o governador do Amapá, Waldez Góes. O prazo de cessão pode ser renovado, caso haja necessidade.

Cláusula terceira do Termo –  Caberá ao Governo do Amapá, “arcar com os custos relativos à: Instalação de equipamentos, suprimentos, reparos, reposição de materiais, disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), gerenciamento dos resíduos de saúde, fornecimento dos gases medicinais, esgotamento de fossas, contas de energia e água, locação de grupo gerador, limpeza e vigilância presencial e sanitária; geração, controle e gestão de informações de toda operacionalização”.

As reuniões virtuais que trataram da cessão do Hospital Universitário para o GEA contaram com a participação do diretor do Tribunal de Contas da União (TCU) no Amapá, Edem Mendes – órgão responsável pela fiscalização da obra.  Também contribuíram com as discussões, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador João Lages; a procuradora geral de justiça, Ivana Cei; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Kaká Barbosa.

Articulação da bancada

A iniciativa também é resultado de uma articulação da bancada federal do Amapá: Acácio Favacho, Aline Gurgel, André Abdon, Camilo Capiberibe, Leda Sadala, Luís Carlos, Professora Macivânia, Patrícia Ferraz, Vinícius Gurgel, Davi Alcolumbre, Randolfe Rodrigues e Lucas Barreto; com o apoio do coordenador da Comissão de Saúde da Câmara; deputado federal, general Perternelli e do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), general Oswaldo Ferreira.

Vista panorâmica do Hospital Universitário da UNIFAP, Jardim Marco Zero – Macapá.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.