Projeto de prevenção ao suicídio recebe prêmio Nise da Silveira, em Brasília – DF

O Prêmio “Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental” é uma forma de reconhecimento e incentivo às pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na política de cuidado sustentada no respeito integral às pessoas que se encontram em sofrimento psíquico e situação de vulnerabilidade.

O Projeto de Pesquisa e Extensão “Ambulatório de Atenção a Crise Suicida” (AMBACS), coordenador pelo professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Washington Brandão, foi um dos ganhadores do Prêmio Nise da Silveira, que presta o reconhecimento pelas boas práticas e inclusão em saúde mental. A homenagem foi recebida este mês, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A indicação foi feita por meio do mandato da deputada federal, professora Marcivânia (PCdoB).

O Projeto

O Ambulatório de Atenção a Crise Suicida (AMBACS) é um projeto de extensão e pesquisa da UNIFAP, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e no Departamento de Pesquisa da UNIFAP. O projeto promove a atenção psicológica às pessoas e seus familiares em sofrimento psíquico por ocasião de episódios de autoflagelo, tentativa de suicídio e suicídio consumado. Com atuação no estado do Amapá desde o ano de 2015, atualmente conta com uma equipe de 20 psicólogos voluntários.

Os atendimentos são realizados e facilitados pelas parcerias com instituições publicas e privadas com o intuito de estruturar uma rede de cuidados psicológicos. Os parceiros atuais e atendimentos são prestados na Igreja Nossa Senhora de Fátima (Bairro Santa Rita), Igreja Desatadora dos Nós (Bairro do Marabaixo), Igreja Jesus de Nazaré (Bairro do Jesus de Nazaré), Igreja Nossa senhora da Paz (bairro do Infraero), Igreja Bom Samaritano (Bairro do Zerão), Projeto Minha Gente (Jardim 2), Instituto Joel Magalhães (IJOMA ), Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior (IMMES) e Escola Estadual Predicanda Lopes.

Nos locais são agenciados atendimentos psicológicos individuais e em grupo para as pessoas, ou familiar de pessoas, que tentaram suicídio e em episódios de autoagressão encaminhadas da rede de assistência à saúde e por demanda espontânea; promove a prevenção universal do comportamento suicida junto às escolas da rede municipal, estadual e federal. O projeto ainda busca facilitar a formação continuada de profissionais da rede de assistência, saúde, educação e conselho tutelar acerca da detecção e intervenção junto ao comportamento suicida.

Informações sobre datas e locais de atendimentos podem ser obtidas via redes sociais do projeto em: https://www.facebook.com/ambacs/

O Prêmio

Seu nome homenageia a médica psiquiatra Nise da Silveira, que é reconhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil. O prêmio consiste em um diploma de menção honrosa concedido anualmente a até cinco homenageados.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada.