MEC reconhece curso de Fisioterapia da Unifap

Compartilhe:

MEC reconhece curso de Fisioterapia da Unifap O curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC ), o que torna a graduação apta a continuar funcionado e ofertando vagas.

O reconhecimento da graduação consta na Portaria 88/2019, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 21 de fevereiro.

O reconhecimento de curso é um dos três tipos de ato autorizativo de regulação dos cursos superiores de graduação realizado pelo MEC, previsto no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que estabelece os processos de avaliação das instituições de ensino superior brasileiras, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

Nesta avaliação, Fisioterapia garantiu conceito quatro, em uma escala que vai até cinco.

Para o coordenador do curso, Adilson Mendes, o reconhecimento do curso pelo MEC consolida o trabalho desenvolvido pelo colegiado da graduação, incluindo docentes e corpo técnico (de laboratório e administrativos).

“Com o reconhecimento, o curso fica mais forte, tanto dentro da Universidade como para a sociedade.

Para nós, que estamos envolvidos nesse processo, ficamos muito felizes e com certeza vamos trabalhar cada vez com mais dedicação para que o curso seja uma referência na região Norte do Brasil.

O conceito 4 comprova que estamos no caminho certo.

Hoje somos um dos cursos que mais tem projetos de extensão com atendimento direto à população.

Também somos um dos cursos que mais produz.

Ficamos neste item na avaliação do MEC com conceito máximo”, observa Mendes.

Como funciona No âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da regulação dos cursos de graduação no país, prevê-se que os cursos sejam avaliados periodicamente.

A avaliação é conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento.

Para autorização: essa avaliação é feita quando uma instituição de ensino superior pede autorização ao MEC para abrir um curso.

Ela é feita por dois avaliadores, que seguem parâmetros de um documento próprio que orienta as visitas e os instrumentos para avaliação in loco.

São avaliadas as três dimensões do curso quanto à adequação ao projeto proposto: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e técnico administrativo e as instalações físicas.

Para reconhecimento: quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu reconhecimento.

É feita, então, uma segunda avaliação para verificar se foi cumprido o projeto apresentado para autorização.

São avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico administrativo e as instalações físicas.

Para renovação de reconhecimento: Essa avaliação é feita de acordo com o Ciclo do Sinaes, ou seja, a cada três anos.

É calculado o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e aqueles cursos que tiverem conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados in loco por dois avaliadores ao longo de dois dias.

Os cursos que não fazem Enade, obrigatoriamente terão visita in loco para este ato autorizado.

Todos os detalhes sobre a avaliação dos cursos de graduação estão disponíveis no site do Inep.

Sobre o curso O curso de Fisioterapia da Unifap existe desde 2013 e atualmente conta com 25 docentes, entre especialistas, mestres e doutores, e 258 acadêmicos.

A graduação tem a duração de cinco anos e forma bacharéis em Fisioterapia.

Possui prédio novo, inaugurado em junho de 2016, que conta com laboratórios de avaliação fisioterapêutica, cinesioterapia, eletrofototermoterapia, ginecologia e obstetrícia, hidroterapia, fisioterapia geral, neurofuncional e pneumocardio, além de um laboratório de informática e cinco salas de aula.

Atualmente, realiza cerca de 50 atendimentos por semana à pessoas da comunidade, por meio de quatro projetos de extensão, ligas acadêmicas e projetos de pesquisa.

Também produz o programa de rádio “Fisioterapia no Ar”, que transmite informações de utilidade pública sobre a Fisioterapia, saúde, bem-estar e qualidade de vida e é transmitido todas as quartas-feiras, às 14h30, na Rádio Universitária 96,9 FM.

Saiba mais sobre o curso de Fisioterapia no site da graduação.

Assessoria de Comunicação ASCOM/UnifapNara CHAMBLAYassessoria@unifap.

Br *Com informações do site do Inep Texto: Jacqueline Araújo (Ascom/Unifap)


Compartilhe:
Fechar Menu