JOGOS INTER ATLÉTICAS DO AP 2023: Próxima rodada acontece neste fim de semana

17 atléticas universitárias participam da competição, que segue até abril.

Handebol, basquete, vôlei, futsal e queimada são as modalidades esportivas que serão disputadas na próxima rodada dos Jogos Inter Atléticas do Amapá (JOIA 2023), competição que congrega as atléticas universitárias do estado. As partidas ocorrem no próximo sábado, 11, e domingo, 12, na sede do Trem Desportivo Clube, no Ginásio da Unifap, na PM e no Ginásio Avertino Ramos, na capital amapaense. Este ano, 17 atléticas participam do evento esportivo.

Atléticas são associações de alunos que estão ligadas à prática de esportes e promoção de festas e eventos e organização de ações voltadas para um retorno positivo para a sociedade. Segundo o discente de Fisioterapia da Unifap e um dos organizadores do JOIA 2023, Antonio Neto, o evento esportivo objetiva a integração social entre os acadêmicos, incentivar a prática do esporte dentro e fora da Universidade e descobrir novos atletas.

“O evento surgiu em 2018 após quatro atléticas discutirem sobre a necessidade de fazer eventos em que os cursos fossem representados pelos seus próprios acadêmicos e em junho foi fundada a Liga das Atléticas, com dez fundadoras. A organização máxima do evento é feita pela liga, composta de 14 atléticas atualmente, sendo que três dessas formam a comissão organizadora: Atlética Urucubaca, Atlética Superior e Atlética Manticora”, pontua Antonio Neto.

A terceira edição do JOIA está ocorrendo em diversas quadras poliesportivas e ginásios de Macapá (AP). Este ano, os acadêmicos competem em dez modalidades esportivas: sinuca, tênis de mesa, xadrez, atletismo, natação, vôlei, futsal, basquete, queimada e handebol. Troféus e medalhas são as premiações aos primeiros colocados.

Cerca de 1.260 atletas participam da competição, distribuídos nas seguintes atléticas: Atlética Galvânica (Fisioterapia/Unifap), Atlética Nociva (Farmácia/Unifap), Atlética Bravus (Educação Física/Unifap), Atlética Superior (Engenharia Elétrica/Unifap), Atlética Insana (Administração/Unifap), Atlética Dionisíaca (Artes Visuais e Teatro/Unifap), Atlética Leviatã (Relações Internacionais/Unifap), Atlética Piatã (Engenharia Civil/Unifap), Atlética Audaciosa Arquitetura e Urbanismo/Unifap), Atlética Beca (Direito/Ceap), Atlética Georássica (Geografia/Unifap), Atlética Harpia (Direito/Unifap), Atlética Urucubaca (Medicina/Unifap), Atlética Titanica (Ciências Ambientais), Atlética Caótica (Ciência da Computação) , Atlética Redacta (Jornalismo/Unifap) e Atlética Radioativa (Química/Unifap).

Confira todas as informações do JOIA 2023 no perfil do Instagram do evento: https://www.instagram.com/joia_ap/.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: