Filme dirigido por docente da UNIFAP estreia hoje, 11

Após a primeira sessão, Cartografia Sentimental Tucuju será disponibilizado em outras plataformas. Também há a articulação da possibilidade de exibição presencial, em breve.

Filme dirigido pelo professor do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Dr. Cleber Braga, em parceria com o coletivo Tenebroso Crew e Programa de Cultura (PROCULT/UNIFAP), estreia amanhã, 11. A obra audiovisual Cartografia Sentimental Tucuju conta com trilha sonora original de Paulinho Bastos e propõe uma reflexão sobre Macapá-AP, desde a conexão estabelecida entre o lugar e as diferentes histórias de vida de diversos artistas e outros agentes culturais presentes na película.

O longa chamou a atenção da curadoria do Cine Passeio, cinema da cidade de Curitiba (PR), que propôs aos idealizadores que a primeira exibição fosse em uma de suas salas virtuais. Então, a partir dessa quinta-feira, 11, e até o próximo dia 18, o filme pode ser acessado gratuitamente no site do cinema curitibano (http://www.cinepasseio.org/).

O diretor, Cleber Braga, ressalta que a vocação do trabalho é levar o Amapá, Macapá, e a produção artístico-cultural da região para percorrer o país e o exterior. “Nosso Brasil ainda é um tanto desconhecedor, de modo geral, sobre o que é a Amazônia, o Norte, o Amapá. Então, sempre fez muito sentido, para mim, que esse filme circulasse”. Destaca, ainda, a relação com a UNIFAP. “O trabalho envolve diversos servidores e estudantes da Instituição, com predominância de acadêmicos do curso de Teatro. Mas, de modo geral, conecta esses artistas que são nossos colegas de ofício, junta universidade e cidade para uma relação além da relação de trabalho, transbordando afeto”, assegurou Cleber.

O Filme

O projeto foi realizado com fundos da Lei Aldir Blanc (SECULT/AP) e em parceria com o Programa de Cultura da Universidade Federal do Amapá (PROCULT). Ao todo, o filme conta com 05 professores de diferentes cursos da Universidade e um técnico administrativo, bem como com diversos estudantes e egressos do curso de Licenciatura em Teatro.

Diretor Cleber Braga

No processo de criação do trabalho, cada pessoa do elenco foi convidada a propor uma ação com base na relação entre conteúdo biográfico e o território amazônico singular, “tucuju”. O resultado é um conjunto polifônico de performances, cenas, números musicais etc., sem uma linguagem artística definida – o que dificulta inclusive sua classificação enquanto gênero cinematográfico.

A noção de “cartografia sentimental” evocada, em referência direta ao pensamento de Suely Rolnik, traduz a natureza deste mapeamento afetivo desde os encontros e acontecimentos que atravessaram Braga quando de sua chegada ao estado do Amapá, em 2016. Mapa afetivo que se desprende do compromisso em retratar uma realidade específica, projetando-se mais como um mergulho na geografia dos afetos, abrindo espaço para a expressão das intensidades e dos desejos.

Em Cartografia Sentimental Tucuju é a vida compartilhada na obra, os modos, os jeitos, os sabores do lugar. Essa vida, reinterpretada por cada artista, por cada corpo – feminino, negro, indígena, não-binárie etc. -, ao ser captada pelas câmeras, torna-se produção de memória, registro e potencial contágio afetivo-reflexivo, lembrando-nos de que o Brasil é sempre mais do que se supõe.

Elenco: Albert Cordeiro, Ana Caroline, Carla Antunes, Cleber Braga, Cristiana Nogueira, Jéssica Thaís, Jones Barsou, Karina Mateus, Laura do Marabaixo, Loran Ferreira, Luizinho D’Ósun, Lylian Rodrigues, Maniva Venenosa (Igor Vasconcelos Pantoja, Priscila Danielle França Costa de Araújo, Rodrigo Góes Pereira e  Miqueas Alves Pinto), Maria Trindade Gomes, Mc Deeh, Nau Vegar, Oneide Bastos, Paulo Bastos, Pai Poca Ty Ayra, Pai Iago Ty iroco, Piedade Videira, Pretogonista, Rafa Ty Yemonja.

Fotografia: Ianca Moreira

Referências bibliográficas:

GOLDBERG, Rose Lee. A arte da performance: do futurismo ao presente. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.

SERVIÇO: Exibição de 11 a 18/11/2021 na sala virtual do Cine Passeio, em http://www.cinepasseio.org/. A partir de 12/11/2021 o trabalho também será disponibilizado gratuitamente por meio de plataformas digitais, tais quais Youtube e Vimeo.

Divulgação e mídia:
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=T32j-wKxDIA
Site oficial: https://www.sites.google.com/view/cartografiasentimentaltucuju
Facebook: https://www.facebook.com/cartografiasentimentaltucuju
Instagram: @cartografiasentimentaltucuju

Mais informações pelo email: cleberbrag@gmail.com / WhatsApp: (73) 9 9182-2889

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido