Inscrições para o doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia encerram-se na próxima quarta-feira (22)

Terminam na próxima quarta-feira, 22, as inscrições para o curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte (PPG-Bionorte), uma parceria de várias instituições de ensino da Amazônia Legal.

No Amapá, é a Universidade Federal do Amapá (Unifap) que coordena o doutorado.

Das 100 vagas ofertadas, 11 são destinadas a estudantes do estado.

Podem candidatar-se ao curso candidatos que tiverem diploma de mestre em áreas relevantes para a biodiversidade e/ou biotecnologia ou em áreas técnico/científicas afins, desde que comprovem ter, como autor ou co-autor, pelo menos um artigo científico/técnico em revista indexada (publicado ou aceito para publicação), livro ou capítulo de livro (publicado ou aceito para publicação) ou documento de concessão ou solicitação de propriedade industrial ou equivalente.

Em casos excepcionais, poderá ser aceito o candidato graduado que não possua o título de mestre, porém que tenha produção técnico/científica que justifique a dispensa do mestrado; destes, será exigida participação em congressos e reuniões científicas, demonstração de experiência de pesquisa técnico/científica, consequência de boa formação em nível de iniciação científica/tecnológica, refletida em forma de autoria ou co-autoria de pelo menos duas publicações, do tipo: artigo científico/técnico em periódico indexado (publicado ou aceito para publicação) livro ou capítulo de livro (publicado ou aceito para publicação) ou documento de concessão ou solicitação de propriedade industrial ou equivalente.

A inscrição deverá ser efetivada obrigatoriamente por meio do Sistema Acadêmico Eletrônico, através do site da Bionorte.

A documentação impressa deverá ser entregue na Universidade Federal do Amapá, Campus Universitário Marco Zero do Equador (Rod.

Juscelino Kubitschek, Km 02, Jardim Marco Zero, Macapá-AP), Sala do DPG, Bloco I, Sala I1, Secretaria do PPG-BIONORTE.

O edital pode ser conferido no site da Bionorte: http://www.bionorte.org.br/, no qual está especificada toda a documentação necessária para efetivar a inscrição.

O curso de doutorado é oferecido nas seguintes áreas de concentração e linhas de pesquisa: Área de concentração 1: Biodiversidade e Conservação – Linha de Pesquisa 1.

1: Conhecimento da Biodiversidade – Linha de Pesquisa 1.

2: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade Área de concentração 2: Biotecnologia – Linha de Pesquisa 2.

1: Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos Rede Bionorte A Rede BIONORTE congrega Instituições da Amazônia Legal, com o intuito de acelerar a formação de recursos humanos e de integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, com foco na biodiversidade e biotecnologia, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

A rede foi instituída no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia pela Portaria MCT nº 901, de 04.

12.

2008.

Foram definidas três linhas de pesquisa para a Rede BIONORTE: Conhecimento da biodiversidade amazônica, Conservação e uso sustentável da biodiversidade, e Bioprospecção e desenvolvimento de bioprodutos e bioprocesso.

O programa Bionorte funciona no Estado do Amapá através de um curso de doutorado em rede associado com outras universidades: Acre, Amazonas, Maranhão, Colegiado Estadual do Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins.

Sendo que o Estado do Amazonas funciona atualmente como Coordenação Geral.

Fazem parte das instituições associadas com a Unifap: EMBRAPA, IEPA, SETEC, FAPEAP, IFAP E UEAP.

O curso tem duração mínima de dois anos e máxima de quatro anos.

Atualmente existem 16 alunos, com turmas de 2012 a 2014.

A Coordenadora Estadual é a professora Sheylla Susan Moreira da Silva de Almeida Mais informações na secretaria do programa, Sala do DPG, Bloco i, Sala i1, Telefone: (96) 3312-1740, E-mail: ppg.amapa@bionorte.org.br.

Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 horas.

Serviço: Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte (PPG-Bionorte) 2015.

Inscrições até o dia 22 de outubro (quarta-feira), na Universidade Federal do Amapá, Campus Universitário Marco Zero do Equador (Rod.

Edital completo no link : http://www.bionorte.org.br/.

Mais informações na secretaria do programa (8h às 12h), por telefone (96) 3312-1740 ou pelo e-mail: ppg.amapa@bionorte.org.br.

Horário de atendimento: 8h às 12h.

# Descrição Data Tamanho Baixar
1 EDITAL PROCESSO SELETIVO PPG-BIONORTE 041-2014 17/10/2014 404 KB Download