Hospital Universitário realiza sua primeira cirurgia

Intervenção cirúrgica em hérnia inguinal de uma mulher de 43 anos aconteceu no dia 16 de novembro em Bloco Cirúrgico recém inaugurado.

Macapá (AP) – O Hospital Universitário, da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Rede Ebserh, realizou sua primeira cirurgia no dia 16 de novembro. Marilene Belém Carvalho, cabeleireira de 43 anos, operou uma hérnia inguinal – região próxima da virilha. Após o procedimento, a paciente elogiou o atendimento do HU e espera uma melhora significativa em sua qualidade de vida: “Estou sendo muito bem tratada. Os médicos e a equipe são pacientes e comunicativos, tentam me explicar todo tempo o procedimento. Espero melhora total! Pelo fato de estar com esse problema, não estou podendo fazer exercícios, caminhadas, nem trabalhar. Mas depois da cirurgia eu espero fazer tudo normalmente”.

Thamiris Cunha Pieroni, primeira cirurgiã geral do hospital e responsável por operar Marilene, informou a comunidade sobre o balanço positivo do procedimento: “Os pacientes com esse tipo de hérnia têm bastante dor, principalmente em atividade física. Qualquer esforço abdominal costuma atrapalhar bastante. A cirurgia foi um sucesso, nós tínhamos absolutamente todo o centro cirúrgico e a equipe preparados para o que foi feito e não tivemos nenhuma intercorrência.”

Também cirurgião geral do hospital, Renato Melo Brasão Pinheiro Borges, ressalta que “os defeitos do aparelho abdominal, nesse caso uma hérnia, possuem a única forma de resolução através da intervenção cirúrgica. Uma cirurgia de baixa complexidade, com a possibilidade de morbidade baixa e a expectativa de melhora total para essa paciente. Logo ela estará de volta ao trabalho e fará o acompanhamento ambulatorial regular aqui mesmo no Hospital Universitário”.

Quanto ao pós-operatório, Thamiris Pieroni esclarece que: “É basicamente medicação para dor. A paciente se alimenta após 2 horas e a previsão de alta para esse tipo de cirurgia é de 24 horas”. A médica também destaca o caráter histórico da cirurgia para o HU-Unifap: “Esse foi o primeiro pontapé, uma situação histórica, a primeira cirurgia realizada no Hospital Universitário da Unifap. É um dia muito importante que será lembrado para sempre. A partir daqui, que venham muitas outras cirurgias. Temos vários pacientes, que já passaram com a gente em consulta e que estão sendo preparados para as próximas cirurgias”, afirma a cirurgiã.

Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Texto da estagiária Neurizete Duarte com revisão do jornalista Andrew Costa
Fotos: HU Unifap

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh

Matéria originalmente publicada em https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-norte/hu-unifap/comunicacao/ultimas-noticias/hu-unifap-realiza-primeira-cirurgia