Grupo de Trabalho da UNIFAP atua com medidas de prevenção ao COVID-19

A equipe é composta por 6 profissionais responsáveis pelos estudos apresentados à Reitoria.

Diante da crise da saúde pública, em virtude da pandemia que atinge milhares de pessoas com o avanço do Novo Coronavírus, a Universidade Federal do Amapá instituiu o Grupo de Trabalho Local. A UNIFAP ciente da sua função social e do seu papel como instituição de ensino, pesquisa e extensão, acompanha com atenção e responsabilidade esse momento de prevenção e combate da pandemia da COVID-19. Desta forma, a instituição tem buscado agir pelo bem de todos, somando-se aos esforços da sociedade e das autoridades de saúde, no sentido de prevenir e minimizar os impactos decorrentes do Coronavírus. Vale destacar: as fotos dessa matéria são registros da última reunião presencial, no dia 16 de março, início da suspensão das atividades acadêmicas.

Com esse objetivo, foi instituído, pela PORTARIA Nº 0542/2020, o Grupo de Trabalho – GT com a finalidade de acompanhar a evolução do cenário epidemiológico do Coronavírus – COVID-19 e divulgar recomendações à comunidade acadêmica, propondo medidas de prevenção e combate ao COVID-19.

Acompanhe os trabalhos da UNIFAP frente ao Coronavírus – https://www.unifap.br/coronavirus/

O grupo é composto por seis docentes da Universidade, entre eles estão:

– João Farias da Trindade – Professor do Magistério Superior

– Rubens Alex de Oliveira – Professor do Magistério Superior

– Achiles Eduardo Pontes Campos – Professor do Magistério Superior

– Anderson Walter Costa da Silva – Professor do Magistério Superior

– Francineide Pereira da Silva Pena – Professora do Magistério Superior

– Helder Damasceno de Albuquerque – Médico

Avaliação do cenário

No dia 16 de março, o GT se reuniu pela primeira vez com a Reitoria da UNIFAP – Prof. Dr. Júlio Sá (reitor) e Profa. Dra. Simone Leal (vice-reitoria). Na ocasião o grupo avaliou e deliberou pela suspensão das atividades acadêmicas, e parte do trabalho de setores administrativos da Universidade, no período de 16 a 30 de março.

As medidas foram tomadas levando em consideração o atual cenário da pandemia, assim como o surgimento dos primeiros casos notificados na Capital do Amapá e infecções pelo vírus confirmadas na Guiana Francesa, país que faz fronteira com o Estado.

“Prezando pela saúde dos servidores e acadêmicos da instituição o GT da UNIFAP, discutimos diariamente sobre artigos relacionados para analisar qual o caminho que vamos seguir”, explica o Prof. Dr. Achiles Pontes do colegiado de medicina e membro do GT.

Foi discutido, entre outros assuntos, o pedido do Governo do Estado de concessão de parte do Hospital Universitário (HU), no qual  o GT mediou a possibilidade juntamente com os engenheiros da Universidade, analisando os prazos de entrega de alguma ala, em caso de emergência da pandemia no Estado.

Colaboração de texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/ UNIFAP)

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP. Crédito para fotos: ASSESP/UNIFAP.