Exposição traz trabalhos artísticos de alunos da Escola de Aplicação da Unifap

Estudantes utilizaram técnicas como eco papel, stop motion e monotipia para realizar as produções artísticas. Abertura da exposição será na próxima segunda-feira, 18, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

O projeto de extensão “Laboratório de Artes Visuais para Todos Vivenciarem (Labav)”, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), realizará na próxima segunda-feira, 18, a exposição “Arte, Sentidos e Sustentabilidade”, com trabalhos produzidos por alunos da Escola de Aplicação da Unifap – Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Luiza Bello da Silva. A abertura da exposição será às 14h, no Espaço de Experimentações em Artes Visuais Fátima Garcia, localizado no prédio do Departamento de Letras e Artes, campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

A entrada é franca e a exposição estará aberta à visitação nos dias 18, 19 e 20 de dezembro. Os trabalhos expostos foram feitos utilizando experimentos de pulp painting (técnica na qual os desenhos são criados durante a confecção do papel, com polpas de papel pigmentadas), monotipia (criação de uma imagem sobre uma superfície em que se coloca tinta ou pigmentos, e, a seguir, é transferida por contato para um suporte), stop motion (técnica de animação) e outras criações feitas pelas crianças.

De acordo com a coordenadora do projeto de extensão e organizadora da exposição, a técnica de laboratório em Artes Visuais Jonayza Carvalho, a ideia da exposição surgiu a partir de uma conversa com a coordenadora pedagógica da escola que percebeu a empolgação dos alunos com as atividades propostas no projeto de extensão. Para saber como as crianças se sairiam no processo de produção dos experimentos, Jonayza relata que três oficinas foram realizadas: eco papel, stop motion e a de monotipia.

“Durante os três meses de encontro foi perceptível o envolvimento dos alunos nas atividades, estavam empolgados, queriam participar, produzir cada vez mais, surpreendi-me com o retorno dos alunos. Mediante isso ouve uma conversa com a coordenadora pedagógica e a proposta de fazer uma exposição cultural foi lançada, a princípio seria na escola o evento, mas como o espaço não seria suficiente para caber as duas turmas, foi sugerido trazer o projeto para a Unifap, por ser um local de referência para os alunos”, explica a coordenadora do projeto.

Serviço
Exposição “Arte, Sentidos e Sustentabilidade” – trabalhos produzidos por alunos da Escola de Aplicação da Unifap – Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Luiza Bello da Silva.
Abertura dia 18 de dezembro de 2023, às 14h, no Espaço de Experimentações em Artes Visuais Fátima Garcia, localizado no prédio do Departamento de Letras e Artes, campus universitário Marco Zero do Equador (Rod. Josmar Chaves Pinto, KM 02, bairro Universidade, Macapá-AP).
Exposição estará aberta à visitação nos dias 18, 19 e 20 de dezembro. Entrada franca.

*Texto: Ana Carolina Brazão (Bolsista Assesp/Unifap)
*Com informações do Google Arts

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: