NAI promove evento para debater direitos da pessoa com deficiência

O encontro é em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Na próxima segunda-feira, 5, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) promove Mesa Redonda com a temática “Acessibilidade, Inclusão e Cidadania”. O objetivo é discutir as práticas inclusivas, a cidadania e os direitos das pessoas com deficiência na sociedade. O evento é em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no sábado, 3 de dezembro. A data foi criada por meio da resolução A/RES/47/3 na Assembleia Geral das Nações Unidas — ONU, em 14 de outubro de 1992, e promove a disseminação de informações a respeito da pessoa com deficiência e conscientização social quanto a sua inclusão.

As inscrições podem ser efetuadas pelo Google Forms no link: https://forms.gle/iLXNWNpK9mXuLuti6, ou presencialmente no NAI. Será cobrado de cada participante 2 kg de alimentos não perecíveis no ato do credenciamento para o evento, dia 5, segunda-feira. Os mantimentos arrecadados serão doados à Casa da Hospitalidade no município de Santana. Os participantes irão receber certificado com carga horária de 4 horas.

“Serão debatidos a inserção da pessoa com deficiência na sociedade de modo que esta inclusão traga em seu bojo a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade. E, para além disto, conscientizaremos sobre a importância de inserção das pessoas com deficiência nos mais diferentes aspectos sociais, sejam eles, políticos, econômicos e culturais. Salienta-se que uma sociedade inclusiva tem o compromisso com as minorias e não apenas com as pessoas com deficiência”, informou a diretora do NAI, Suellen Luz.

A data de 3 de dezembro foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Também se comemora o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência — criado em 1982. No Brasil, existe ainda o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, em 21 de setembro, oficializado pela Lei n.º 11.133, de 14 de julho de 2005.

Acesse a programação.

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada.