Estudo comprova incidência de altos índices de metais pesados no baixo curso do Rio Araguari

Estudo comprova incidência de altos índices de metais pesados no baixo curso do Rio Araguari

Compartilhe:

 

 

Os elementos encontrados contaminam a água e peixes da região.

Um estudo publicado no jornal científico Environmental Research examinou a qualidade da água no médio e baixo curso do Rio Araguari com relação à composição da cobertura vegetal e a concentração de Arsênio (As), Cádimio (Cd) e Mercúrio (Hg), a fim de determinar os riscos para a preservação da biota e os riscos para a saúde humana, decorrentes do consumo de pescada amazônica (P. squamosissimus) contaminada com esses elementos inorgânicos.

O artigo esclarece que os impactos gerados pela construção de barragens e desmatamento para pasto, entre outras ameaças, são possíveis causas para o desequilíbrio hídrico experimentado na região, comprometendo a saúde da vida aquática e humana. A publicação é do professor do colegiado de Química e do Mestrado em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Alexandro Cezar Florentino.

“Nós discutimos que a presença destes metais, na água e nos peixes, apresenta um risco aos seres humanos ao consumirem o pescado. Além de mercúrio, que está em voga a discussão, há também uma presença de outros metais pesados como cádmio e chumbo que são tão quanto piores que o mercúrio, uma vez que eles formam um misto de todos os metais juntos”, explicou o professor.

Amostras de água e exemplares de peixes foram coletadas no médio e baixo Rio Araguari em 2019. A concentração de inorgânicos contaminantes foi analisada por espectrofotometria de absorção atômica, método de análise usado para determinar qualitativamente e quantitativamente a presença de metais.

De acordo com a legislação brasileira, as concentrações de Cd e Hg nas amostras de água representaram valores de quociente de risco maiores que 1,indicando perigo para a preservação da biota aquática.  Em particular, as concentrações de Cd no tecido muscular da pescada também indicaram riscos à saúde humana.

O artigo publicado foi financiado com recursos da Unifap, CNPQ, FAPEAP e CAPES. E é parte da dissertação da egressa do PPGCA Márcia da Silva Costa.

Acesse o LINK para ter acesso ao artigo na íntegra.

Environmental Research

A Environmental Research é uma revista multidisciplinar que publica informações inovadoras e de alta qualidade sobre questões antropogênicas de relevância e aplicabilidade globais em uma ampla gama de disciplinas ambientais e demonstrando a aplicação ambiental no contexto do mundo real.

 


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada.

Compartilhe:
Fechar Menu