Estudantes interessados em intercâmbio na Colômbia podem se inscrever no BRACOL 2018

Discentes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amapá (Unifap) interessados em participar de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (BRACOL) 2018.

1 podem se inscrever gratuitamente no programa até o próximo dia 26 de outubro, na Pró-Reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (Procri), no horário das 08h30 às 19h30.

O candidato interessado, além de estar regularmente matriculado em um curso correspondente aos cursos com vagas disponíveis nas universidades de destino, deve ser brasileiro e maior de 18 anos; ter concluído, no mínimo, 50% do curso de graduação até o final do semestre vigente; e possuir desempenho acadêmico igual ou superior a 70% do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) Geral no curso em que está matriculado.

Serão três vagas disponíveis.

Destas, uma para a Universidad La Gran Colombia, em Bogotá; uma vaga para a Universidad Militar Nueva Granada, também em Bogotá e a última destina-se para intercâmbio na Universidad Santo Tomás (USTA), na cidade colombiana de Villavicêncio.

Para cada vaga serão selecionados dois suplentes que também deverão encaminhar, por meio da Procri, a documentação exigida pela universidade de destino.

Os demais classificados irão compor o cadastro reserva para vagas adicionais que possam surgir.

Aos candidatos aprovados e classificados na seleção do EDITAL, que saírem em mobilidade acadêmica internacional para a Colômbia, serão concedidos benefícios como despesas com alimentação e alojamento cobertas pela universidade anfitriã.

Apenas aos aprovados para as vagas em Universidad La Gran Colombia e Universidad Militar, será disponibilizada ajuda de custo no valor de R$ 2.

400, pagos pela Unifap, aos alunos não estejam inseridos nos critérios de vulnerabilidade social.

Os que se enquadrarem nos critérios de vulnerabilidade social, definidos pela Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac), receberão ajuda no valor de R$ 3.

600, pagos por meio de recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

As regras gerais e a documentação necessária para participar estão disponíveis no edital de seleção disponível no site www2.unifap.br/procri/ O Programa O BRACOL é um programa de intercâmbio de estudantes de graduação de universidades do Brasil e da Colômbia com o objetivo principal de contribuir para a integração e o fortalecimento regional por meio da aproximação acadêmico-científica de ambos os países.