Cientistas da UFRJ alertam sobre possíveis efeitos neurológicos da COVID-19

Os neurocientistas destacam a importância de acompanhar os pacientes nos próximos anos.

Neurocientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) e da Queen’s University (Canadá) publicaram um artigo intitulado “Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) and the Central Nervous System” — em tradução livre: “Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus 2 (SARS-CoV-2) e Sistema Nervoso Central”.

O texto na revista “Trends in Neurosciences”, do grupo Cell, destaca que pacientes com a COVID-19 podem ter o cérebro afetado direta ou indiretamente e sofrer alterações neurológicas.

Sergio Ferreira e Fernanda de Felice são alguns dos pesquisadores – Imagem: Reprodução/UFRJ

Sergio Ferreira, professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ, afirma que “os estudos sobre invasão do SNC (Sistema Nervoso Central) por outros vírus, incluindo vírus do Nilo Ocidental, zika e herpes simples, podem fornecer orientações sobre as principais áreas de investigação, com o objetivo de esclarecer se e como o SARS-CoV- 2 afeta o SNC”.

A professora associada do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, Profa. Dra. Fernanda de Felice, explica sobre a importância de fazer o acompanhamento de pacientes com o novo coronavírus.

“Ressaltamos a importância de acompanhar os pacientes com COVID-19 nos próximos anos, pois a infecção por SARS-CoV-2 pode favorecer ou aumentar a suscetibilidade ao desenvolvimento da doença de Alzheimer e outros distúrbios neurodegenerativos ou neurológicos”, relata a docente.

Confira o artigo na íntegra neste LINK.

Fonte: ASSESP com informações da UFRJ.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP UNIFAP. Crédito para fotos: ASSESP UNIFAP.