Estudantes do curso de Jornalismo da UNIFAP são vencedoras no Prêmio EXPOCOM Norte 2020

Estudantes do curso de Jornalismo da UNIFAP são vencedoras no Prêmio EXPOCOM Norte 2020

Compartilhe:

 

As produções premiadas são resultados de atividades desenvolvidas no curso

Na noite do último sábado, 24 de outubro, as Estudantes do curso de Jornalismo Clarice Dantas e Ingra Tadaiesky  da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP ) conquistaram o Prêmio Expocom Norte 2020 (Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação). Foram duas premiações na categoria Jornalismo, sendo uma das modalidades “Revista Customizada”; e “Produção em Jornalismo Literário e/ou de Opinião”.

Ambas as produções foram realizadas como atividades avaliativas dos componentes curriculares do curso, e ganharam a etapa regional de um dos mais importantes congressos de comunicação do país.

Sobre os trabalhos

Ingra Tadaiesky, premiada pela Revista Tabu. Foto: Arquivo pessoal.

Ingra Tadaiesky é aluna do 5° semestre de jornalismo, concorreu na modalidade Revista Customizada apresentando a Revista Tabu, desenvolvida como trabalho acadêmico na disciplina de Planejamento Gráfico, com orientação do Prof. Dr. Jefferson Saar, no 3° semestre. A revista aborda assuntos referentes a sexualidade, com a proposta de quebrar estereótipos e preconceitos sobre o tema.  Na revista apresenta a mensagem proposta através de imagens, cores, ângulos e textos com colaboram na construção da ideia.

Em depoimento nas redes sociais Ingra descreve a experiência de criação da revista, os desafios e frutos colhidos com o trabalho produzido.

“A Tabu fala de sexo com naturalidade, conversa com o leitor e instiga ele a  se explorar e abrir sua visão sobre o tema. Tivemos uma preocupação imensa em respeitar as subjetividades que a expressão sexual carrega,”

Para a aluna a premiação impulsiona para que novas produções sejam feitas tanto na universidade como fora, pois foi resultado da dedicação que renderá dias para construção da revista que a tornou vencedora do prêmio.

Confira a revista aqui

 

Clarice Dantas, premiada pela  reportagem ‘A morte é um dia que vale a pena viver’. Foto: Arquivo Pessoal.

Clarice Dantas, também aluna do curso de Jornalismo, 5° semestre, concorria na modalidade Produção jornalismo literário e/ou de opinião, e apresentou uma grande reportagem com o título ‘A morte é um dia que vale a pena viver’, produzida na disciplina de Redação e Reportagem III lecionada pela Profa. Dra. Roberta Scheibe, no 4° semestre.

Na reportagem se dedicou em escrever sobre os cuidados paliativos, referente a assistência de pacientes com doenças incuráveis.

“ ‘A morte é um dia que vale a pena viver’ foi um processo muito dolorido de autoconhecimento ao mesmo tempo foi muito gratificante,” expressa a estudante com gratidão.

No seu depoimento Clarice conta que pensou em desistir em vários momentos  de continuar a escrever sobre o tema por encarar a morte a partir desta perspectiva, mas reconhece o processo como parte do  papel profissional do jornalista.

Ganhar o prêmio enquanto estudante, com grandes ideias de projetos futuros, a faz pensar cada vez mais investir na sua carreira profissional.

Confira a reportagem aqui 

Sobre o prêmio

O prêmio Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (EXPOCOM) é uma premiação simbólica com o objetivo de valorizar os trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação da área de comunicação, tanto bacharelado como superior tecnólogo.

Um dos objetivos do Prêmio é estimular o desenvolvimento e o aprimoramento de produtos comunicacionais experimentais, propondo inovações e/ou melhorias ao que já é desenvolvido, assim como incentivar a inovação na produção experimental da área da Comunicação.

Colaboração de texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu