Alunos de Jornalismo da UNIFAP apresentam trabalhos em Congresso Nacional

Este ano, o evento é virtual e segue até o dia 10 de dezembro.

Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) apresentam trabalhos no 43° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Este ano, o evento tem como tema “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?” e busca convidar a comunidade científica a uma reflexão sobre o mundo, o Brasil e suas muitas vozes, e as sobreposições dessa importante temática para o atual momento vivido no país.

A discente de Jornalismo, Bárbara Ribeiro, representou sua equipe de trabalho no evento ao apresentar o artigo “Como os ataques sofridos pelo jornalismo brasileiro durante a pandemia do Covid-19 atingem o campo da comunicação: período entre março e maio de 2020”. A estudante comenta sobre a sua primeira participação em um congresso. Confira os trabalhos do Intercom 2020.

“A INTERCOM é o primeiro congresso que eu participo em toda minha vida acadêmica. É algo que não canso de dizer porque está sendo bem marcante e importante para mim. Estudo em rede Federal desde o ensino médio, pelo Ifap (Instituto Federal do Amapá), e nunca tinha vivenciado essa experiência. Sem dúvida receber a carta de aceite para o meu trabalho na Intercom está sendo incrível”, comentou a discente.

Outra representante da Universidade é a discente de Jornalismo Anézia Brito, que apresentou o artigo “Comunicação e trabalho na Amazônia Amapaense: mutações da notícia e tendências das redações virtuais na pandemia da Covid-19”. A estudante já participou de outros congressos e destaca as trocas de conhecimento ao participar dos eventos.

“Na minha sala só era eu que estava representando o Norte, então nós tivemos trocas com alunos de São Paulo, de Minas Gerais, de Salvador e eu do Amapá. Essa troca é bem legal, porque a gente acaba aprendendo um pouco de cada área, de cada local. Então, isso é muito enriquecedor”, comenta a discente.

Programação

O evento iniciou na terça-feira, dia 1° de dezembro e segue até o dia 10 de desse mês. Durante os 10 dias de evento serão ofertadas oficinas e minicursos em áreas como Direitos Humanos, Política, Comunicação, Fotografia, Literatura e Empreendedorismo.

Confira a programação completa neste LINK.

Intercom

A Intercom é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.

Colaboração de Texto: Mayra Carvalho – (Estagiária de Jornalismo/ UNIFAP).

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.