Especialização EAD em docência voltada para a educação penitenciária convoca para matrícula candidatos aprovados

O Departamento de Educação à Distância (Dead), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), publicou o resultado final e o edital de convocação dos candidatos que foram selecionados para o curso de Especialização em Docência para Educação Penitenciária, modalidade à distância, ofertado Instituição e pela Universidade Aberta do Brasil (UAB/Mec).

Devido à quantidade de candidatos ter sido menor que o total de vagas ofertadas, todos os inscritos que apresentaram a documentação exigida no edital de seleção foram aprovados.

A Especialização em Docência para Educação Penitenciária faz parte do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e tem como objetivo geral a qualificação, em nível de pós-graduação lato sensu, de professores que trabalham na educação penitenciária atuando na oferta de cursos de ensino fundamental ou médio pela modalidade educação de jovens e adultos às pessoas presas ou custodiadas.

O curso terá duração de 18 meses, com carga horária total de 655 horas.

Ao longo do curso, o aluno deverá participar dos encontros presenciais obrigatórios no Polo de Apoio Presencial, localizado na Escola Estadual Prof.

Gabriel de Almeida Café, em Macapá (AP).

Das 110 vagas, 88 foram destinadas a professores da educação penitenciária que tenham diplomas de licenciatura.

As demais vagas foram ofertadas à demanda social, envolvendo profissionais com deficiência, profissionais lotados no Grupo Penitenciário ou a profissional autodeclarado negro, ativista com comprovada atuação na defesa de direitos humanos, membros da Pastoral Carcerária, Pastoral da Juventude, Pastoral Afro, profissionais que atuam voluntariamente em projetos de práticas restaurativas com a população carcerária, membros de associações que trabalham em defesa dos direitos das pessoas presas ou egressos do sistema penitenciário e demais interessados na especialização.

A seleção foi realizada em duas etapas: prova de títulos e avaliação do projeto de pesquisa.

A matrícula dos selecionados será realizada no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca) da Unifap, nos dias 1º e 4 de dezembro de 2017, no horário de 8h30 às 12h e 14h às 17h30.