Município de Oiapoque completa 75 anos de história

Desde 1999, a UNIFAP está presente na região com o Projeto Norte de Interiorização.

No último sábado, 23 de maio, o município de Oiapoque completou 75 anos. Está localizado no extremo norte do país, no estado do Amapá – região Norte do país, na fronteira com a Guiana Francesa. A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) tem orgulho de fazer parte da construção dessa história, promovendo a Educação Pública de qualidade por meio da interiorização.

Diante dos desafios para implantar o primeiro programa de interiorização, a UNIFAP elaborou o “I Projeto Norte de Interiorização” para ofertar cursos de graduação à população do interior. Com o apoio das prefeituras e do Governo do Estado, em 1999 firmou-se o primeiro programa de interiorização em regime modular. Em 2007 foi criado e implantado no Campus Norte, o curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Já no ano de 2011 foi dado início à construção de novos edifícios, com o objetivo de ampliar a capacidade do Campus e receber novos cursos.

Em 2013 o Campus Norte é transformado em Campus Binacional, por meio da Resolução n. 01/2013 do CONSU/UNIFAP. Com isso, além do status transfronteiriço, o campus passa a ser administrado por uma direção geral e uma estrutura administrativa própria. O primeiro diretor geral do Campus Binacional, foi o Técnico em Assuntos Educacionais, Sr. Paulo Roberto Miranda da Silva, que administrou o campus por 2 anos. Hoje, o Campus está sob a gestão do docente, Prof. Dr. Francisco Otávio Landim Neto.

Atualmente, o Campus Binacional segue em expansão, com o ingresso de novas turmas, professores e técnicos, sendo cerca de 650 estudantes, oitenta e quatro professores e vinte servidores técnicos. O Campus Binacional possui 15 salas de aula, 11 laboratórios, sendo 7 já implantados e 4 em processo de implantação, biblioteca, diversas salas administrativas e banheiros com acessibilidade.

No início do ano, teve início a construção de um novo bloco que ampliará a disponibilidade de infraestrutura do Campus.

#ParabénsOiapoque #OrgulhoUNIFAP #EducaçãoPública

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.