Escritório Modelo de Engenharia Civil da Universidade começa a atuar no estado

Acadêmicos do terceiro semestre e docentes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Amapá (Unifap) puseram em prática esse ano a experiência do Escritório Modelo de Engenharia Civil (EMEC).

O objetivo com a iniciativa é criar e implantar serviços especializados de engenharia pública para pessoas físicas, jurídicas e entidades.

Os projetos desenvolvidos são gratuitos.

No momento, o corpo de alunos e professores que forma o escritório atua em três projetos: orçamento para reforma da Unidade Básica de Saúde da Unifap, layout para ampliação do prédio da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac) e de prevenção a incêndios e pânicos em seis escolas famílias no interior do estado do Amapá.

Este último foi solicitado pela Associação das Escolas Famílias do Amapá O coordenador do escritório, professor Denis Quaresma Pureza, informou que os alunos, ao atuarem nos escritórios, têm a oportunidade de materializar um projeto que será executado.

“Nossos acadêmicos desenvolvem a consciência social e põem em prática o que se aprende no curso de graduação.

Veem, inclusive, algumas teorias e práticas que não são ensinados em nível de graduação”, informou o professor.

No momento de finalização dos projetos, um professor da área será responsável pela assinatura.

O EMEC não atuará na parte de execução.

Os componentes no escritório estudam a possibilidade de oferecer os serviços à iniciativa privada mediante contratos de pagamentos com valores abaixo do cobrado no mercado.

O recurso captado serviria, por exemplo, para custear equipamentos e bolsas aos estudantes.

“Atender ao público privado ainda é uma política que estamos desenvolvendo”, disse Denis Pureza.

O projeto orçamentário da UBS/Unifap é o que está mais próximo de ser finalizado.

O EMEC ainda está se estruturando e, em breve, abrirá os serviços para comunidades carentes do Amapá.