Equipe técnica do Campus Marco Zero reúne com servidores do Campus Binacional em Oiapoque.

Uma equipe técnica formada por professores e técnicos da Universidade Federal do Amapá (Unifap) esteve no município de Oiapoque no início desta semana.

O orçamento previsto para 2014 foi um dos pontos de pauta da reunião ocorrida na terça-feira, 21.

Também estiveram na ordem do dia assuntos como planejamento deste ano, assistência estudantil, vestibular e a criação do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica (CFBBA).

O diretor do Campus Binacional, Paulo Roberto Miranda, apresentou o organograma do campus como medida para organizar os trabalhos administrativos no município.

Uma nova dinâmica foi implantada a partir da chegada de servidores nomeados recentemente e os aprovados no último concurso público que ainda irão apresentar-se.

“A atualização do organograma amplia a transparência e o comprometimento com a gestão do conhecimento organizacional.

Além de deixar clara a função de cada colaborador no nosso espaço administrativo”, afirmou Paulo Miranda.

A pró-reitora de planejamento, Rosilene Seabra de Aguiar, apresentou aos servidores a previsão orçamentária aprovada recentemente pelo Conselho Diretor (Condir).

A Universidade irá dispor de R$ 107.

296.

481 milhões em 2014.

Desse montante, R$ 58.

860.

191 milhões são destinados para o pagamento de funcionários da instituição.

As despesas com água, energia, internet, telefone, combustível somam R$ 15.

156.

646 milhões.

“Nós temos que trabalhar com o que temos em mãos.

Nossa receita própria com arrecadação de taxas é irrisória.

Dependemos de verbas federais que nos são repassadas de acordo com nossos cadastros exigidos pelo Ministério do Planejamento (MEC) e emendas parlamentares”, esclareceu o reitor José Carlos Tavares.

Mesmo com recursos limitados, o campus central irá repassar R$ 540 mil para garantir o funcionamento da administração de Oiapoque.

O custeio com água, telefone, energia, internet e combustível ficará a cargo do campus Marco Zero.

Na reunião também foi garantido aos acadêmicos do Oiapoque os auxílios estudantis, desde que quem pleiteia se enquadrem no perfil exigido pela Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac).

O cadastro já está em andamento e, a partir da entrada de novos universitários no OS 2014, os auxílios serão ampliados.

Centro Franco Brasileiro de Pesquisa em Biodiversidade (CFBBA).

O reitor José Carlos Tavares retomou o assunto sobre a criação do CFBBA.

Ainda em 2009, foi assinado o Protocolo Adicional ao Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre o Brasil e a Guiana Francesa para criação do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica.

O Centro seria um espaço para promover projetos conjuntos de pesquisa científico-tecnológica, transferência de tecnologia, formação e capacitação de recursos humanos e atividades no campo da biodiversidade.

Segundo o reitor, essa discussão voltou à mesa de discussões do Governo Federal.

Nas idas á Brasília, Tavares informou que a ordem da presidência é priorizar a construção do Centro que será integrado ao Campus Binacional.

A criação de um espaço físico para o CFBBA é condição imposta pelo governo brasileiro para a abertura da ponte binacional.

O projeto para criação do Centro será priorizado pelo Governo federal e deve ser posto em prática nos próximos meses.

A Unifap já dispõe de uma área de 99 hectares que serão destinadas para a construção do prédio.