Equipe participa pelo terceiro ano consecutivo de Congresso sobre defesa nacional

Pela terceira vez consecutiva a Universidade Federal do Amapá (UnifaP) está presente no Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN) promovido pelo Ministério da Defesa, por meio da Divisão de Cooperação, em parceria com as principais escolas de formação de oficiais das Forças Armadas: Escola Naval, Academia Militar das Agulhas Negras e Academia da Força Aérea.

Este ano o evento irá ocorrer entre os dias 24 a 28 de julho, na cidade de Resende, no Rio de Janeiro.

Com o artigo “A Ameaça do Terrorismo Internacional sobre a Amazônia Setentrional Brasileira”, o docente Tiago Luedy Silva e os acadêmicos Richard Paz, Natalie Vitoriano, Bruna Bastos, Fernando Melo e Ana Beatriz Mira irão debater assuntos relativos à Defesa Nacional e irão apresentar o artigo.

O trabalho mostra as perspectivas históricas do terrorismo mundial, com análise do Brasil no contexto internacional a partir da Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, a discussão sobre o terrorismo no ambiente amazônico e, finalmente, vislumbrar o assunto na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa e no caminho para o Caribe.

O artigo da equipe amapaense é um no rol de 37 trabalhos produzidos por universidades públicas, privadas e escolas militares de todo o Brasil.

Ano passado o artigo enviado pelos representantes da Unifap falou sobre “A Importância Estratégica da Criação da Brigada da Foz do Amazonas para a Defesa da Amazônia Setentrional Brasileira”.

Para mais informações sobre o evento e acompanhar os artigos publicados na edição anterior basta acessar http://www.defesa.gov.br/index.php/ensino-e-pesquisa/defesa-e-academia/congresso-academico