Membro da Embaixada da França no Brasil visita a Universidade

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) recebeu, na tarde da última terça-feira (6), a visita do conselheiro de Cooperação e de Ação Cultural adjunto e diretor adjunto do Instituto Francês do Brasil, Olivier Giron, que integrou a comitiva da Embaixada da França no Brasil que veio para a inauguração da escola estadual Professora Marly Maria e Souza da Silva, no conjunto Macapaba, em Macapá (AP).

O diplomata francês foi recebido pelo pró-reitor de Cooperação e Relações Institucionais, Paulo Gustavo Pellegrino Correa.

Durante a visita, o diplomata conheceu a atuação da Unifap e conversou sobre a possibilidade de ampliação da cooperação entre França e a Universidade.

“Sou encarregado dos assuntos acadêmicos e científicos da Embaixada da França em Brasília, então essa era uma boa oportunidade de vir em Macapá e encontrar autoridades da Universidade e também conhecer outras instituições acadêmicas e científicas para desenvolver uma cooperação mais estreita, vislumbrar o que poderíamos implementar juntos para aumentar os intercâmbios com a França, especificamente com a Guiana Francesa”, explicou Olivier Giron.

Para Paulo Gustavo Pellegrino, a vinda de funcionários da Embaixada que trabalham na área científica contribui para a consolidação da plataforma de internacionalização da Unifap.

“A França, através da Guiana Francesa, é parte da nossa área de atuação estratégica.

(.

.

) Dentro da fronteira, entre Oiapoque e Saint George, o grupo de lá da Unifap passou a ter relações com o país vizinho, inclusive na área da saúde – e isso demonstra uma ação de extensão internacional mais forte -, então a vinda de alguém da Embaixada é fundamental para entender a nossa realidade”, observou.