Encontro entre membros da RAPI discute acordos para 2017

Integrantes da Rede Amazônica de Pesquisas Interdisciplinares (RAPI) reuniram-se na manhã desta segunda-feira, 7, no auditório do Centro de Estudos e Pesquisas da Amazônia (Cepa) para discutir e deliberar sobre processos de internacionalização, ampliação de vagas nos Doutorados Interinstitucionais (Dinter) da Rede e propostas de novos mestrados e doutorados promovidos em parceria a partir de 2017.

A RAPI existe desde junho de 2015 e foi instituída com a proposta de colaboração mútua para a formação qualificada de recursos humanos, ampliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, de extensão e produção científica, criar mecanismos para promover cooperações nacionais e internacionais e melhorar a qualidade dos cursos de graduação.

Atualmente, além da Universidade Federal do Amapá (Unifap), também integram a Rede a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Federal do Pará (IFPA).

Na reunião de hoje, o pesquisador convidado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Nandamudi Vijaykumar, falou sobre a possibilidade de cooperações científicas na área tecnológica com instituições da Índia e Irlanda.

A probabilidade de aberturas de vagas para todas as instituições parceiras no Dinter em Saúde Pública, aprovado recentemente pela Unifesspa, também foi outro ponto de pauta.

“A intenção é de que tenhamos, a partir desses encontros, meios para ofertamos aprimoramentos de pessoal entre as universidades.

A troca de experiências e a união de forças fazem a diferença”, afirmou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifap, Helena Simões.

A reunião ocorre até às 17h.