Em carta, Andifes demonstra preocupação com a manutenção do ensino superior público

Em reunião ocorrida no dia 28 de julho, em Cuiabá, durante a CLIII reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), a entidade manifestou preocupação com a continuidade da educação superior pública de qualidade, gratuidade e inclusão.

“A ANDIFES acredita firmemente que o conjunto das universidades federais constitui um patrimônio de valor imensurável para o povo brasileiro, pois congrega o que há de melhor na educação superior brasileira”, diz um trecho da mensagem.

Para a entidade, as universidades vivem um processo de expansão que não pode ser interrompido, e sim, consolidado e continuado.

A carta cita que os Dispositivos encaminhados pelo executivo (PEC 241 e a PLP 257), que se encontram em debate no Congresso Nacional, recomendam forte redução dos investimentos públicos em educação.

Em especial a PEC 241, que institui o Novo Regime Fiscal e torna possível aos governos nas diferentes esferas não cumprirem com os pisos constitucionais de gastos com a educação, representa séria ameaça ao Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado por unanimidade pelo próprio Congresso Nacional.

Indicadores apresentados pela Associação apontam que 66,19% dos alunos matriculados tem origem em famílias com renda média até 1,5 salários.

Se consideradas apenas as regiões Norte e Nordeste, esse percentual atinge 76,09% e 76,66%, respectivamente.

Leia a carta na íntegra em anexo.

# Descrição Data Tamanho Baixar
1 Andifes 05/08/2016 33 KB Download