Editora Universitária traz temas variados em sua primeira coleção de livros

A Editora Universitária lançou na última sexta-feira, 15, sua primeira coleção de livros, composta por 13 títulos que abordam temas como meio ambiente, saúde, artes, políticas públicas, química, educação, entre outros.

O evento ocorreu no hall da Rádio Universitária e contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas, entre estudantes, professores, autores e público em geral.

A estudante do curso de Geografia da Unifap, Érica Viegas, foi ao lançamento para adquirir o livro “Vertentes discursivas da Fortaleza de São José de Macapá: das cartas dos construtores às transformações e apropriações simbólicas contemporâneas” (Fernando Pimentel Canto), mas acabou levando também “A tecnologia ambiental como instrumento de regulação normativa para o desenvolvimento sustentável no Amapᔠ(Adriana Gomes).

“O lançamento dos livros é um marco para a Unifap”, comentou.

A promotora de merchandising, Nazilda Bezerra, soube do lançamento no site do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e estava encantada com a coleção.

“Eu queria adquirir todos (risos), mas você não imagina a importância do conhecimento que esses dois livros aqui (“Políticas públicas em saúde no estado do Amapá: serviço de atendimento móvel às urgências – Samu 192”, de Ângela Utzig, e “Probióticos: micro-organismos a serviço da vida”, de Flávia Barbosa) irão me trazer”, disse.

O reitor em exercício da Unifap, prof.

Antônio Filocreão, ressaltou que, com as obras lançadas pela Editora Universitária, o conhecimento segue um fluxo necessário: chegar à sociedade.

Além disso, “a coleção contribui com o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do nosso estado”, ressalta o reitor.

Fernando Canto, diretor da Editora Universitária, lembrou durante o evento que a editora estava entregando 13 obras de 26 que serão lançadas até o final do ano.

“A partir de hoje, a editora coloca a Unifap no rol das universidades que divulgam a pesquisa científica.

Como autor, tenho orgulho de dizer que os livros são importantes contribuições para o desenvolvimento da ciência nacional”, afirmou.

Com preços que variam de R$ 5 a R$ 17, os livros da editora da Unifap se tornam acessíveis à população.

“Isso é um estímulo.

É importante o preço ser acessível, pois temos alunos, por exemplo, que anseiam por adquirir produção acadêmica e às vezes não têm condições de pagar por ele”, acredita a professora Arthane Menezes Figuerêdo, uma das organizadoras do livro “Sem fronteiras: ensaios acadêmicos sobre educação”.