Curso de Pedagogia, do polo quilombola Carmo do Maruanum, realiza primeiro encontro acadêmico

Evento ocorrerá nesta sexta-feira, 26, com apresentação de produções dos acadêmicos; projeto da Unifap que leva graduações aos quilombos é inédito no país.

O curso de Pedagogia do polo quilombola Carmo do Maruanum, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), realizará na próxima sexta-feira, 26, o “I Encontro do Curso de Pedagogia do Polo Quilombola Carmo do Maruanum: Memória e identidade das comunidades quilombolas sobre a educação formal e não formal”. O evento será realizado a partir das 9h na Escola Estadual Quilombola Raimundo Pereira da Silva, que fica na própria comunidade quilombola, e onde está instalado o polo.

De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Dra. Dilene Kátia Costa da Silva, o evento objetiva homenagear alguns representantes quilombolas e divulgar as produções acadêmicas resultantes da disciplina de Prática Pedagógica II, em integração com as disciplinas ofertadas no período de 9 de janeiro a 26 de maio de 2023.

“O I Encontro do Curso de Pedagogia dos Polos Quilombolas foi planejado desde o início deste semestre por uma decisão do coletivo de professores do curso do campus Marco Zero, que propôs um evento na própria comunidade numa busca de aproximar saberes acadêmicos e sociais”, explica a Profa. Dra. Dilene Kátia Silva.

Durante a programação, serão apresentados painéis oriundos de pesquisa e/ou extensão das disciplinas ministradas no segundo semestre do curso de Pedagogia do polo Carmo do Maruanum. Além da homenagem a alguns representantes mais experientes do Quilombo do Maruanum, o evento contará também com momentos culturais, brinquedoteca, plantão psicológico, serviços de saúde e beleza, entre outros.

Confira a programação:

Sobre o projeto

O Projeto de Interiorização de Graduação Quilombola (PIQ) surgiu a partir de demandas das comunidades quilombolas e dos diálogos entre a Unifap e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).

Na primeira etapa do projeto, 360 alunos das comunidades quilombolas amapaenses Curiaú, Abacate da Pedreira, Carmo do Maruanum, Mazagão Velho, Torrão do Matapi e Igarapé do Lago cursam as graduações de Pedagogia, Ciências Biológicas e Letras Português/Francês, dentro das comunidades quilombolas, oportunizando que seus habitantes possam cursar as graduações em seus locais de origem e vivência.

Serviço

Dia 26 de maio de 2023, das 9h às 12h, na Estadual Quilombola Raimundo Pereira da Silva, localizada na comunidade quilombola Carmo do Maruanum (Macapá-AP).

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/