Curso de Farmácia alerta sobre uso da Hidroxicloroquina contra o Coronavírus

Os ex-alunos também estão sendo orientados sobre o uso racional do medicamento.

A hidroxicloroquina, medicamento usado no tratamento de doenças como malária e lúpus, ficou mais conhecida na última semana por seu suposto potencial no tratamento ao novo Coronavírus (COVID-19). O curso de Farmácia da Unifap publicou uma nota para orientar e informar a comunidade sobre os riscos do uso do medicamento sem prescrição médica.

Em nota divulgada essa semana, a coordenação do Curso afirma que “todos os estudos ainda estão em fase inicial. Pouco se sabe sobre sua eficácia e segurança”. Também recomendam que a população se informe com um farmacêutico sobre a melhor forma de se prevenir do coronavírus.

O Coordenador do Curso de Farmácia da UNIFAP, Prof. Dr. Rodrigo Cruz, explica que os professores do colegiado orientaram também os ex-alunos. “Nossos alunos hoje estão nas farmácia e drogarias como farmacêuticos. Foi por eles que soubemos da falta da Cloroquina no mercado. Os orientamos e depois lançamos a nota à comunidade”, destaca o docente.

Preocupação da ANVISA

Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também fez esclarecimentos sobre o uso da hidroxicloroquina e da cloroquina no combate ao coronavírus. Em nota, a Anvisa afirmou que “apesar de promissores, não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento da Covid-19. Portanto, não há recomendação da Anvisa, no momento, para a sua utilização em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus”.

Confira a Nota da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI)

Colaboração de texto: Mayra Carvalho (Estagiária de Jornalismo/ UNIFAP)

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP. Crédito para fotos: ASSESP/UNIFAP.