Curso capacita para participação em comissões de heteroidentificação

Projeto de extensão visa desenvolver competências, habilidades e aptidões na comunidade acadêmica e na sociedade amapaense para participar de comissões de Heteroidentificação, bem como contribuir para o fortalecimento das Políticas de Ações Afirmativas.

A Universidade Federal do Amapá (Unifap), por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) e em parceria com o Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção Pedagógica em Corporeidade, Arte, Cultura e Educação para as Relações Étnico-raciais com ênfase em Educação Cultural e Escolar Quilombola (Gepei), realizará, no período de 14 de setembro a 24 de novembro de 2023, o “Curso de Capacitação para Comissões de Heteroidentificação”. Com carga horária de 120h, o curso será ministrado na modalidade híbrida, com aulas presenciais e atividades assíncronas e síncronas, e coordenado pela Profa. Dra. Piedade Lino Videira.

O objetivo do curso é promover ações que desenvolvam habilidades e consciência crítica em servidores, gestores, professores, técnicos, discentes, movimentos sociais e instituições públicas com relevância nas políticas públicas de promoção da equidade racial e que poderão participar como integrantes em comissões de heteroidentificação. Além disso, o curso contribuirá no esclarecimento e melhor compreensão da população acerca da importância das ações afirmativas para a concepção de sociedade/universidade antirracista, justa, equânime, plural, inclusiva e democrática.

A programação começa no dia 14 de setembro, às 16h, com a aula Magna “Raça, Racismo e Antirracismo: Construções no Brasil”, ministrada pela Profa. Dra. Joselina da Silva (UFRRJ). O evento será no auditório do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet) da Unifap, localizado no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

“A presente proposta se consolida num contexto sociopolítico-cultural, educacional e econômico de grande relevância, em que se busca fortalecer a população negra do estado do Amapá, bem como desenvolver estratégias de combate e enfrentamento ao racismo”, afirma a Profa. Dra. Piedade Videira, coordenadora do curso.

O projeto conta com o apoio do Senador Randolfe Rodrigues, que destinou emenda parlamentar no valor de R$150 mil.

*Texto: Divulgação Neab/Gepei

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: