ENADE 2023: sete graduações da Unifap participam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Inscrição no exame será realizada no período de 27 de junho a 31 de agosto de 2023. Prova será aplicada no dia 26 de novembro de 2023.

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Medicina, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), participarão este ano do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova ocorrerá no dia 26 de novembro de 2023 e as inscrições iniciarão no dia 27 de junho, por meio do Sistema Enade.

“O Conceito Enade se traduz como importante indicador de qualidade, que avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos alunos no exame. Além disso, a nota do desempenho dos estudantes no Enade representa hoje 55% do Conceito Preliminar do Curso (CPC), indicador de qualidade cujo principal objetivo é aferir a qualidade e excelência dos cursos de graduação ofertados pelas instituições de ensino superior. Logo, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes representa mais que uma simples prova, mas um referencial para que os estudantes avaliem a qualidade dos cursos nos quais pretendem ingressar”, explica Úrsula Stephanie Souza, diretora do Departamento de Avaliação e Informação (Deavi).

A inscrição do acadêmico ingressante ou concluinte no Enade é feita pela coordenação do curso de graduação, mas apenas os concluintes farão a prova. A data final para inscrição será no dia 31 de agosto deste ano. A prova será aplicada pelo período da tarde do dia 26 de novembro, com início previsto para as 13h30 e término às 17h30. O local de prova será divulgado no Sistema Enade a partir de 6 de novembro de 2023.

Além da prova, o estudante também terá que preencher seu cadastro, no período de 27 de junho a 18 de novembro de 2023, e o Questionário do Estudante, que estará disponível a partir do dia 1º de setembro a 25 de novembro de 2023. O preenchimento é obrigatório e o instrumento tem como objetivo levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de ensino superior.

Quem é inscrito no Enade?

As coordenações dos cursos participantes inscreverão os seguintes acadêmicos:

a) Estudantes ingressantes que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2023, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023. A inscrição dos ingressantes é obrigatória, contudo eles não farão a prova; os dados de ingressantes servem para fins estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal aplicadora do exame;

b) Estudantes concluintes que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2023.

Confira o cronograma das etapas iniciais do Enade:

A divulgação do gabarito será no dia 8 de dezembro de 2023 e os resultados serão disponibilizados na data de 10 de setembro de 2024.

Dúvidas podem ser tiradas na página do Departamento de Avaliação e Informação da Unifap: https://www2.unifap.br/deavi/enade/.

CONFIRA AQUI O EDITAL DO ENADE 2023

Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova do Governo Federal que avalia o desempenho dos estudantes de cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia). O exame é aplicado aos estudantes que estão concluindo o curso.

O Ciclo Avaliativo do Enade define as áreas de conhecimento que terão os cursos avaliados a cada ano. As áreas têm seus estudantes concluintes avaliados de três em três anos. Quem vai se formar nos cursos das áreas avaliadas precisa participar da prova e responder ao Questionário do Estudante para colar grau.

Os resultados das provas e as respostas ao questionário são importantes para os Indicadores de Qualidade da Educação Superior do País. Os cursos e instituições de educação superior recebem notas de 1 a 5.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2023)

Inscrições de acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Medicina, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem a partir de 27 de junho de 2023, por meio do Sistema Enade. A inscrição do estudante ingressante ou concluinte no Enade é feita pela coordenação do curso de graduação.

*Com informações do site do Enade

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: