Comunidade do Carvão, em Mazagão (AP), recebe produtos de projeto de extensão

No dia 8 de dezembro ocorreu o encerramento do projeto de extensão “Juventude da Floresta: visões, canções e modos de vida de uma Amazônia extrativista”, coordenado pelo professor do curso de Ciências Sociais, Antônio Sérgio Monteiro Filocreão.

O evento foi realizado na Escola Família Agroextrativista do Carvão, localizada no município de Mazagão, distante 32 quilômetros da capital amapaense.

Durante o encerramento, foram entregues à comunidade do Carvão o CD com as músicas do Primeiro Festival de Música da Juventude da Amazônia, uma motosserra para os agricultores da comunidade e a regularização junto ao Conselho Estadual de Educação das Escolas Família do Carvão e do Pacui.

Participaram no projeto junto com outras atividades os professores Débora Mate Mendes, Marlo dos Reis, Flavio Costa e Melissa Sobrinho.

O projeto “Juventude da Floresta: visões, canções e modos de vida de uma Amazônia extrativista” desenvolveu atividades de produção e difusão de conhecimentos com a finalidade de qualificar o trabalho de jovens extrativistas do interior do município de Mazagão, no estado do Amapá, com a realização de processos formativos desenvolvidos por meio da Pedagogia da Alternância, garantindo em todas as atividades o Protagonismo da Juventude participante do projeto.

O conteúdo foi organizado em eixos e módulos articulados em dois temas principais: o primeiro diz respeito à sustentabilidade expressa em estudos e difusão de conhecimentos acerca do manejo de recursos naturais utilizados pelos extrativistas, enquanto o segundo trata de projetos artístico-culturais, por meio de diferentes recursos e mídias, com foco no fortalecimento da identidade e modo de vida extrativista.

Texto e Fotos: Emanuel Leal de Lima Edição: Jacqueline Araújo (AER/Unifap)